Prova teórica para tirar a CNH poderá, em breve, ser feita em casa no RS
Além do curso teórico na modalidade remota, o Detran/RS planeja oferecer o exame teórico na mesma modalidade.
Num futuro próximo, o candidato à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá realizar a prova em casa no Rio Grande do Sul. É isso que o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) está planejando.
De acordo com o órgão, a intenção é que o candidato receba e clique no link enviado pelo Detran. Depois disso, deverá acionar a câmera e o microfone, realizar o reconhecimento facial e iniciar a prova sob supervisão remota de um servidor do Detran/RS.
O órgão pretende adotar esse procedimento tanto para as provas teóricas de primeira habilitação quanto para as de reciclagem no Estado.
Na última quinta-feira (06) foi publicada uma Portaria do Detran/RS que regulamenta a adesão dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) que desejam participar do projeto-piloto.
Conforme o Detran/RS, a modalidade remota será implantada em etapas. Na primeira delas o modelo será testado nos CFCs. Quando a tecnologia estiver testada e aprovada, a segunda etapa será na própria residência do candidato ou em local de sua escolha.
“Sempre sob a supervisão de fiscais de prova do Detran/RS que atuarão em teletrabalho integral, dedicados exclusivamente a esta atividade”, afirmou órgão.
Testes já estão sendo feitos
Os testes já começaram no mês de julho em um CFC de Porto Alegre. A modalidade foi aplicada em oito turmas, sendo quatro compostas por dois alunos e as demais compostas por sete alunos, totalizando 35 provas. Sob a supervisão de um fiscal de prova do Detran/RS localizado fora da cidade, os alunos realizaram a prova no computador instalado no CFC, fazendo a identificação por biometria.
Na primeira etapa do processo, o candidato poderá fazer a prova em qualquer um dos 266 CFCs que aderirem ao projeto. Dessa forma, irá aumentar consideravelmente o número de vagas e as opções de horário, desafogando a demanda, que hoje é de 53 mil candidatos aguardando prova teórica, em consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Quando a prova passar a ser 100% remota, além da comodidade de fazer a prova em casa ou local de sua escolha, o objetivo é que o horário de atendimento seja estendido. Assim sendo, o candidato poderá fazer as provas à noite e em fins de semana.
“Facilitar a vida das pessoas e entregar soluções tecnológicas que melhorem nossos serviços lá na ponta faz parte das metas assumidas pela nossa gestão e pelo governo do Estado. Esse é um caminho natural, que mais cedo ou mais tarde, teríamos que trilhar. Já temos tecnologia disponível para realizar as provas de forma remota com segurança. Isso significa qualificação na prestação do serviço e economia para o Estado”, conclui o diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci.