Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de julho de 2024

Sindicato das Autoescolas e Detran discutem o momento e o futuro dos CFCs em SP


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/04/2020 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h51
Ouvir: 00:00
Abertura dos CFCsFoto: Divulgação.

Na última segunda-feira (20) o presidente do Sindicato das Autoescolas de São Paulo (Sindaautoescola.sp), Magnelson Carlos de Souza e o diretor de habilitação do Detran/SP, Raul Vicentini participaram de uma Live para debater sobre o atual momento das autoescolas no estado de São Paulo e as ações para o futuro da categoria.

Foram abordados vários assuntos como retomada das atividades, curso teórico através de vídeo-aulas e renovação dos credenciamentos dos CFCs e credencial dos instrutores.

A grande preocupação e demanda do setor das autoescolas, de acordo com Magnelson Carlos de Souza, é a expectativa para a retomada das atividades. Conforme o Presidente são 3.300 autoescolas em São Paulo, aguardando com desespero a volta ao trabalho. “O processo de primeira habilitação é composto por sete etapas. O Sindautoescolas.sp quer a retomada como um todo dos procedimentos da primeira habilitação”, afirmou Magnelson.

O Diretor do Detran, então, esclareceu que o órgão está planejando a reabertura de serviços para depois do dia 10 de maio, conforme prevê Decreto do Governador de São Paulo.

“Estamos trabalhando para a retomada gradual das atividades, mas temos que definir as bases e o cronograma para que essa volta seja com muita cautela para proteger os cidadãos”, explicou Raul Vicentini.

O Presidente do Sindicato disse também que alguns prefeitos estão permitindo a reabertura do comércio em certos municípios e os CFCs que retornarem às atividades baseados nesses decretos municipais poderão captar matrículas, tirar dúvidas, mas não podem atualizar o sistema e-CNH.

Curso EAD para volta da aula teórica

Outro assunto discutido foi a possibilidade de promover na reabertura dos CFCs o curso teórico em formato de vídeo-aulas para que não haja aglomerações em sala de aula.

Segundo Magnelson, o Sindicato não é contra a modernização do processo, mas a banalização. O Sindicato acredita que esse formato deve ser tratado com cuidado e não pelo oportunismo do momento.

“Tanto o nosso Sindicato como a Feneauto (Federação Nacional das Autoescolas) vem tratando isso com muita preocupação e questionando o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para não prever essa possibilidade nem que seja apenas no período de quarentena. Até porque nós sabemos quais são os reais objetivos disso”, argumentou.

Sobre o assunto o Diretor do Detran/SP afirmou que o órgão está aguardando orientações do Denatran. “Se houver determinação e regramento do Denatran, o Detran/SP terá que se adequar. Só que precisa desse ordenamento jurídico nacional para acontecer. Por enquanto o Detran/SP trabalha com o formato presencial e não irá tomar nenhuma decisão sem ser debatida com a classe”, explicou Vicentini.

Credenciamento de CFCs e instrutores

O prazo para o credenciamento ou renovação do alvará dos Centros de Formação de Condutores em São Paulo e das exigências para renovação das credenciais dos instrutores, como curso de atualização, venceria no dia 31/03, mas foi prorrogada para 31/05.

O Sindautoescola.sp pede para que esse prazo seja estendido para 2021.

“Pedimos para que não haja essa renovação esse ano, não sabemos quando vai voltar, como será a questão dos impostos, tributos, há uma grande complexidade nisso. Quando eu falo de credenciamento estou falando de vencimento da habilitação dos instrutores e diretores, a troca de veículos, tudo isso está comprometido por conta da quarentena e do isolamento. Acho que nesse momento cabe um bom senso do Detran/SP em primeiro pensar na retomada dos serviços ao cidadão para num segundo momento discutir como seriam essas regras”, disse Magnelson.

Raul Vicentini afirmou que a prorrogação para maio já foi pensando nisso. “O Detran/SP não vai prejudicar os CFCs por conta dos ajustes que precisem ser feitos. Estamos fazendo tudo que é possível e estamos sensíveis para atender caso a caso”, definiu.

A Live, na íntegra, você pode assistir abaixo:

Atuação nacional

Na semana passada, a Feneauto realizou uma videoconferência com 22 representantes estaduais do setor. Na reunião, todos puderam fazer uma avaliação de como o setor está enfrentando este novo cenário. Na oportunidade, também foi destacado a retomada das atividades em dois estados brasileiros: Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O Detran/MS e Detran/SC retomaram suas atividades, ainda com algumas restrições, em meio a pandemia de coronavírus que impôs um período de quarentena em todo o País.

Em SC, a Portaria 238 da Secretaria de Estado da Saúde autoriza a retomada das atividades nas autoescolas, assim como dos médicos, psicólogos, entre outros prestadores de serviço ligados ao Detran/SC. A Portaria SES 238/20 criou ainda a figura da vídeoaula para o curso teórico, não permitindo a realização das aulas teóricas presenciais.

Apesar dessa imposição, o Detran/SC e o Sindicato do estado (Sindemosc) se mostraram contrários a esse mecanismo implantado pela Secretária de Saúde e buscam uma alternativa que possa viabilizar o retorno às atividades.

No MS, as autoescolas retomaram por completo suas atividades, embora algumas unidades de Detran do estado permaneçam fechadas. Mesmo sem restrição para o curso teórico nas autoescolas de Mato Grosso do Sul, o Detran/MS reforça a necessidade de adotar as medidas de cuidado e prevenção no combate ao coronavírus, especialmente durante as aulas teóricas.

Segundo relato do presidente do Sindicato do MS, mesmo com a reabertura das autoescolas não existe procura por serviços de habilitação, mas sim para solicitar a devolução de quantias já pagas no momento da matrícula na autoescola ou que foram pagas ao longo do processo que foi interrompido por conta da quarentena.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *