Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de fevereiro de 2024

Vai tirar a habilitação? Veja quanto tempo você tem para concluir o processo!


Por Mariana Czerwonka Publicado 01/08/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Existe um prazo máximo estabelecido pelo Contran para realizar todas as etapas do processo para tirar a habilitação. É sobre isso que vamos falar nessa matéria.

Tirar a habilitação é um processo que envolve várias etapas como, por exemplo, avaliação psicológica, exame de aptidão física e mental, curso e exame teórico, além do curso e exame prático. Para isso, o futuro condutor tem um tempo máximo determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para tirar a habilitação. É sobre isso que vamos falar nessa matéria.

Pandemia

Uma das medidas impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para diminuir os impactos da pandemia da Covid-19 no Brasil foi a suspensão, por tempo indeterminado, do prazo para concluir o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No entanto, esse prazo foi restabelecido no final de 2021 pela Deliberação 248/21 do Contran, retificada na sequência pela Res. 898/22, do mesmo órgão.

Afinal, quanto tempo o candidato tem para concluir o processo para tirar a habilitação?

De acordo com as normas em vigor, todo processo de primeira habilitação iniciado a partir de 01 de janeiro de 2022 voltou a ter o prazo de 12 meses para conclusão.

Já aqueles que estavam em aberto até 31/12/2021 (feitos durante a pandemia) têm o prazo para conclusão até 31 de dezembro de 2022.

Processo para tirar a habilitação

Conforme dissemos no início da reportagem, o processo de habilitação é realizado em etapas. A primeira delas é ser aprovado na avaliação psicológica. Depois disso no exame de aptidão física e mental que avalia a visão, força muscular, coração, pulmões e saúde mental.

Após aprovado nesses exames, o candidato passa por 45 horas/aula de curso teórico (hoje na possibilidade de modalidade remota em alguns estados). Dessa forma, se aprovado no exame teórico, começa as aulas práticas.

O curso prático deve ter obrigatoriamente, no mínimo, 20 horas/aula tanto para a categoria A (moto), como para a categoria B (carro). Após a conclusão do curso, o candidato faz a prova prática. Contudo, somente a aprovação em uma etapa permite fazer a seguinte.


Saiba mais:

Como passar no exame prático do Detran? Veja dicas! 

Importância do processo para tirar a habilitação

Para muitas pessoas o processo de formação de condutores é apenas uma barreira a se ultrapassar. De preferência, da maneira mais rápida possível. Poucos enxergam a importância de aproveitar todas as etapas de forma produtiva e que traga resultados perenes para o futuro condutor.

De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, o personagem principal nesse contexto é, sem dúvida, o instrutor de trânsito. Um profissional qualificado consegue despertar o aluno para esse momento de aprendizado.

“Aprende-se a dirigir apenas uma vez, mas o conhecimento servirá para a vida toda. Por isso, o candidato à CNH deve aproveitar para fazer bem feito”, argumenta.

Ainda conforme o especialista, quem  pratica os conceitos de respeito e cidadania no trânsito está muito menos sujeito a acidentes e ainda paga menos multas. “Vale a pena levar a sério”, finaliza Mariano.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Vanessa sales
    12/06/2023 às 00:18

    Olá pessoal, tudo bem ? Minha história é um pouco longa ,mas prometo tentar resumida.
    Bom comecei a tirar a habilitação, pelo motivo de ser mãe solteira ter 3 filhos , tive que fazer as etapas conforme iria entrando a grana , devido esses intevalos ,se prolongou o tempo sem Nem q eu percebesse, com tudo marquei minha finalização a prova prática, é essa mesmo a última de tudo quase completando 1 ano acreditam , como se o tempo curto não bastasse , 1 dia um único dia antes da minha prova no dia das mães agora 14/05/23 quebrei meu tornozelo, meu mundo desmoronou, mesmo com muita dor já enternada liguei para a auto escola no dia seguinte comunicando os q não iria poder ir para prova lá no Detran por conta do ocorrido, aí a atendente me disse q eu tenho um prazo prolongado de 1 ano e 6 meses , eu pulei de alegria q eles o Detran aumentou esse prazo na pandemia eu acho, mas com tudo isso , li muito ao respeito ao meu caso e vi que o tratamento para intorce de tornozelo placa e parafusos são muito lento , devo fazer até fisioterapia, estou muito preocupada, se eu não conseguir dirigir até setembro a começo de novembro, eu perco tudo o que eu fiz ? Mesmo com o atestado médico meu laudo ? Alguém por favor me dê uma resposta positiva? Se pudesse mandar essa pergunta para o Detran mandaria . Meu contato se alguém souber me responder 11911172729 zap

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *