Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Último mutirão de renovação de CNH de abril tem mais de 11 mil vagas em SP

Serão mais de 11 mil vagas para o mutirão de renovação de CNH que acontece neste sábado (29), o último do mês de abril.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 27/04/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

O Poupatempo oferece mais de 11 mil vagas para o mutirão de renovação de CNH em SP que acontece neste sábado (29), o último do mês de abril. Realizada em parceria com o Detran-SP, o mutirão é especialmente voltado para atender motoristas que precisam regularizar a situação da CNH até o final deste mês.

Nas ações que aconteceram nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, houve a realização de 65,8 mil atendimentos em todo o estado.

Desde o início de 2023, condutores com vencimento da CNH ao longo do ano precisam seguir o cronograma habitual de renovação. Ou seja, conforme consta em cada documento. Assim, quem tem a habilitação válida até abril deve renovar em, no máximo, 30 dias após o vencimento. Também é possível fazer a renovação também nos 30 dias que antecedem a validade impressa no documento.

Além disso, as CNHs vencidas em agostos de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também precisam atualizar o documento até 30 de abril. O prazo máximo para regularização das habilitações vencidas entre junho e dezembro de 2022 vai até 31 de agosto deste ano, conforme o cronograma abaixo:

Agendamento para o mutirão de renovação da CNH em SP   

O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório e está disponível desde a quarta-feira (26), de forma gratuita, nos canais eletrônicos oficiais do programa. São eles: portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran.SP. Nesse sentido, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo. O novo documento chegará através dos Correios ao endereço de cadastro da CNH.

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E, por exemplo, precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Em 2022, houve o registro de 2,7 milhões de atendimentos para renovação de CNH, dos quais mais de 1 milhão de forma online.

Renovação da CNH 

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e, nesse caso, passará por profissional credenciado.

Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão assim como aguardar o encaminhamento das orientações via e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ou seja, ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Também é possível consultar o código de segurança para acessar a CNH digital nos canais eletrônicos do Poupatempo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *