Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de fevereiro de 2024

Nova lei de trânsito: validade de 10 anos da CNH não será automática


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/01/2021 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Muitos condutores têm dúvidas sobre o novo prazo de renovação da CNH. Por esse motivo, o Portal do Trânsito decidiu esclarecer alguns pontos.

Resumo da Notícia

  • A Lei 14071/20 altera várias regras de trânsito. Entre elas está o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • O vencimento do exame de aptidão física e mental, que faz parte do processo de renovação da CNH, passará a ser de 10 anos para condutores de até 50 anos de idade.
  • A norma só vale a partir de abril e não é automática.

O Portal do Trânsito, desde o ano passado, está fazendo uma série de reportagens para informar à população sobre o que irá mudar no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com a entrada em vigor da Lei 14071/20 que altera várias regras de trânsito. As mudanças valerão a partir de 12 de abril.

Veja as principais mudanças, clique aqui.

Uma das mudanças, que está sendo muito aguardada por grande parte da população, está relacionada ao prazo de validade da CNH.

A partir de abril, o vencimento do exame de aptidão física e mental, que faz parte do processo de renovação da CNH, passará a ser de:

– 10 anos para condutores de até 50 anos de idade.

– 5 anos para os condutores de 50 a 70 anos.

– 3 anos para condutores acima de 70 anos.

“Há muitas informações que estão circulando na internet que confundem mais do que esclarecem a população”, diz Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.

Por esse motivo, o Portal decidiu esclarecer alguns pontos que podem levantar dúvidas sobre o tema. Acompanhe!

Data de validade que está no documento: é preciso renovar nessa data ou automaticamente já se aplica o prazo de 10 anos?

Essa informação é muito importante. A data de vencimento que está no documento deve ser respeitada. A extensão do prazo não será automática. Ou seja, é preciso renovar a CNH, conforme a data de validade que está no documento. Lembrando que dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, passível de recolhimento do documento e retenção do veículo.

CNHs vencidas em 2020 têm prazo diferente para renovação. Veja aqui! 

O novo prazo de 10 anos só valerá na próxima renovação do documento, desde que a renovação seja feita depois de 12 de abril e, ainda, respeitando a faixa etária do condutor e o laudo médico. “É importante esclarecer que o CTB fala em prazo máximo de validade da CNH, se o médico atestar que o prazo deve ser menor, o condutor deve respeitar a decisão do profissional”, explica Pietsak.

Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

Observe exemplo da imagem ao lado: se está no documento 07/12/2021, essa é a data de validade da CNH. Ela não valerá por mais cinco anos, automaticamente.

 

 

Veja outras dúvidas comuns sobre a validade da CNH.

A regra já está valendo?

Ainda não. As alterações regulamentadas pela Lei 14071/20 só valem a partir de 12 de abril. Isso quer dizer que todos os documentos renovados até esta data continuam com o prazo atual de vencimento.

“Se, por exemplo, a CNH do condutor vencer em fevereiro, e ele tiver, por exemplo, 47 anos, o exame de aptidão física e mental será válido por cinco anos, como é a regra atual”, argumenta a especialista.

Condutor com 50 anos completos tem direito aos 10 anos de prazo ou não?

A nova lei diz que o exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada 10 anos, para condutores com idade inferior a 50 anos. Isso quer dizer que serão “beneficiados” por essa regra, condutores de até 49 anos de idade. “Ao completar 50 anos o condutor entra automaticamente na regra da próxima faixa etária, que define que para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos o exame será renovável a cada 5 anos”, orienta Pietsak.

A CNH já está vencida. É possível esperar até abril para renová-la?

Nessa questão há duas situações envolvidas. Devido a pandemia causada pela COVID-19, CNHs vencidas no ano de 2020 ganharam um ano de prazo para renovação. Veja o cronograma aqui.

A situação volta ao normal para condutores que têm a validade do documento a partir de 01 de janeiro de 2021. O Código de Trânsito Brasileiro diz que é permitido dirigir por até 30 dias com a CNH vencida.

Se o prazo para renovar a CNH vencer antes de abril e o condutor optar por não dirigir, é possível aguardar a nova lei entrar em vigor.

“Se não dirigir poderá renovar depois de 12 de abril, quando passa a vigorar a Lei 14.071. Poderá, se receber resultado apto no exame de aptidão física e mental e tiver menos de 50 anos, aí sim terá 10 anos de validade. Não há problema algum renovar a CNH depois de vencida”, explicou Eduardo Cadore, instrutor especialista em Gestão, Psicologia e Direito de Trânsito, no programa Tira-dúvidas, ao vivo, do último dia 07 de janeiro.

Continua com dúvidas? Encaminhe a sua pergunta ao Portal do Trânsito através do formulário Tira-dúvidas, clique aqui.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

8 comentários

  • marcia
    22/03/2023 às 22:00

    tenho 45 anos e minha cnh venceu em marco de 2023 renovo agora ou com 10 anos?

    • Mariana Czerwonka
      23/03/2023 às 10:57

      Marcia

      Você deverá respeitar o prazo que está determinado no documento. O novo período de até 10 anos valerá na próxima renovação.

      Equipe Portal

  • Pamela
    22/06/2023 às 14:00

    Minha CNH venceu em 08/2020. Ela está guardada ( não estou dirigindo). Tenho até qual prazo para renová-la, levando em consideração que não estou dirigindo? Corro o risco de precisar me submeter novamente aos exames de trânsito?

    • Mariana Czerwonka
      23/06/2023 às 15:11

      Pamela

      Não corre esse risco. A única diferença é que se passar 5 anos você deverá fazer um curso de atualização, mas você não precisa reiniciar o processo.

      Equipe Portal

  • EDNA RODRIGUES
    28/07/2023 às 10:06

    Bom dia!
    Tenho 46 anos e fui renovar minha CNH e infelizmente me foi dito que minha carteira não seria renovada por 10 anos. Como faço pra ter o direito dos 10 anos? Posso recorrer a quem?

  • EDIBERTO ARAUJO
    09/08/2023 às 18:21

    Boa Tarde. Minha esposa tem 48 anos , estando previsto para renovar a CNH somente em setembro de 2023. Pergunta: È necessário a minha esposa ir ao DETRAN, ou não precisa já que a lei está concedendo 10 anos para renovação da CNH, para quem tem menos de 50 anos a partir de abril de 2023, pois, ela só deveria renovar a CNH em setembro de 2023.

    • Mariana Czerwonka
      10/08/2023 às 15:15

      Ediberto

      A renovação não é automática, é necessário ela ir ao Detran sim. O prazo que está no documento deve ser obedecido. Na próxima renovação ela poderá, se for o caso, ter até 10 anos de prazo de validade da CNH.

      Equipe Portal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *