Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de julho de 2024

Hugol já atendeu mais de 170 vítimas de sinistros de trânsito em 2024

Em 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), já atendeu 172 vítimas de sinistros de trânsito.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 18/01/2024 às 17h59
Ouvir: 00:00
Vítimas de sinistros
Vítimas de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas são maioria. Foto: Wildes Barbosa

Em 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), já atendeu 172 vítimas de sinistros de trânsito. Os dados são referentes aos 15 primeiros dias de janeiro desde ano e correspondem a quase 10% do total de atendimentos (1.818) realizados na unidade.

Segundo dados, só neste ano o hospital , unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), recebeu 106 vítimas de acidentes motociclísticos, 48 vítimas de acidentes automobilísticos e 18 vítimas de atropelamentos. Já no ano de 2023, o total de atendimentos relacionados a vítimas de acidentes de trânsito chegou a 11.569.

Sinistros de trânsito

De acordo com o gerente médico de Governança Clínica, Dr. Fabrício Cardoso Leão, os acidentes motociclísticos são uma parcela significativa nos atendimentos realizados no Hugol. “Esses pacientes sofrem normalmente fraturas graves, tanto nos membros quanto no crânio. Daí a importância de uma equipe especializada e completa, já que o acompanhamento desse paciente em consultas de rotina pode durar meses”, explicou.

O médico ortopedista conta ainda que o perfil das vítimas de acidentes motociclísticos vem mudando ao longo do tempo.

“Nós passamos por uma mudança no perfil epidemiológico dos pacientes vítimas de acidentes motociclísticos. Anteriormente, as principais vítimas eram pacientes jovens, do sexo masculino. Hoje, nós vivenciamos uma mudança significativa nesse perfil, em que pacientes do sexo feminino e até idosos estão sendo vítimas de acidentes motociclísticos”, disse Fabrício.

Atendimento

O Hugol totalizou, em 2023, mais de 20 milhões de procedimentos realizados desde sua inauguração, em 2015. Os dados são de novembro de 2023 e envolveram cirurgias cardíacas, transfusões sanguíneas, captações de órgãos e demais procedimentos de urgência e emergência.

No mesmo período, foram realizados mais de 13,4 mil atendimentos de urgência e emergência, ambulatoriais, internações e atendimentos da equipe multidisciplinar.

O número de procedimentos cirúrgicos chegou a mais de 169,2 mil, sendo 2,3 mil cirurgias cardíacas, especialidade do hospital. Também no período houve a realização de mais de 6,4 milhões de exames laboratoriais e de imagem; 87,8 mil transfusões sanguíneas; e mais de mil órgãos captados.

Conforme o diretor-geral do Hugol, Hélio Ponciano Trevenzol, esses números reforçam o compromisso de excelência na saúde.

“Nossa equipe é composta por profissionais altamente capacitados e comprometidos e tem se destacado nos atendimentos de casos graves e emergenciais”.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *