14 de novembro de 2025

Porto Alegre registra queda de mortes no trânsito em 2023

Embora tenha aumentado a atividade viária, houve uma diminuição no número de mortos. 


Por Assessoria de Imprensa Publicado 22/01/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
Mortes no trânsito Porto Alegre
Blitz educativa para reduzir acidentes com moto e mortes no trânsito em Porto Alegre. Foto: Alex Rocha/PMPA

O balanço da acidentalidade referente ao ano de 2023 registrou queda no número de mortes em Porto Alegre comparado com 2022. Foram 71 mortes, três a menos que no ano anterior, quando o trânsito fez 74 vítimas fatais. Embora tenha aumentado a atividade viária, houve uma diminuição no número de mortos. 

O balanço da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mostra que o automóvel e a motocicleta foram os modais com maior envolvimento em acidentes de trânsito. Em relação aos sinistros envolvendo motociclistas, foram 39 vítimas fatais; desse número, 30 foram identificados como condutores, 12 não estavam habilitados, e cinco eram pedestres.

Conforme o estudo realizado em relação à acidentalidade um dos perfis mais impactado no ano foi o de idosos com 60 anos ou mais, sendo 25 vítimas fatais. A segunda faixa etária mais atingida é a de 36 a 45 anos, com 16 vidas perdidas. Pedestres, idosos e motociclistas foram o foco em ações de prevenção de acidentes pela Escola Pública de Mobilidade da EPTC. 

Durante o ano de 2023, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da EPTC, intensificou as ações de educação e de fiscalização, com intuito de coibir ações ilegais como forma de prevenção de acidentes de trânsito.

“Estudamos os perfis das vítimas perdidas ao longo do ano e o mapa da acidentalidade para entender o cenário dos fatos ocorridos e evitar novos acidentes e mortes”, destaca o diretor-presidente da EPTC Pedro Bisch Neto. 

Reforço na sinalização

Com o foco na segurança viária, está em estudo a redução de velocidade de vias arteriais, nas quais houver a comprovação técnica, mediante estudo da necessidade de melhorias. Os estudos preveem a qualificação na sinalização em vias arteriais, onde a velocidade permitida é de 60 km/h. Nelas se observa alto índice de acidentalidade. Dentre as medidas adotadas está a ampliação das lombadas eletrônicas. No final do ano, nove novos pontos entraram em funcionamento, totalizando 38 pontos monitorados. 

Segurança viária

Para auxiliar na redução da acidentalidade, a prefeitura lançou, em 2022, o Plano de Segurança Viária. Ele estabelece diretrizes de planejamento assim como de gestão, com estabelecimento de metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Ou seja, ele segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

Assessoria de Imprensa

Conteúdo enviado por Assessoria de Imprensa especializada. Para encaminhar a sua sugestão, basta enviar e-mail para contato@portaldotransito.com.br

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *