Exemplo: veja como Fortaleza registrou o semestre menos violento do trânsito dos últimos 10 anos
Fortaleza registrou o primeiro semestre menos violento do trânsito dos últimos 10 anos. O que é uma vitória para a segurança no trânsito.

Ontem, um anúncio do prefeito de Fortaleza, José Sarto, chamou a atenção de todo Brasil. Conforme o prefeito, Fortaleza registrou o primeiro semestre menos violento do trânsito dos últimos 10 anos. O que é uma vitória para a segurança no trânsito e um exemplo que outras cidades brasileiras devem seguir.
De acordo com dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), de janeiro a junho de 2024, houve o registro de 66 óbitos, número 65,8% menor que o registrado no mesmo período de 2014, quando 193 pessoas perderam a vida. O quantitativo é o melhor índice desde o início da série histórica. “Isso se deve à nossa pedagogia no trânsito, à nossa engenharia no trânsito e à nossa política de prevenção, que fazem de Fortaleza uma referência internacional na política de mobilidade urbana, porque, pra nós, nenhuma morte no trânsito é aceitável”, afirmou o prefeito, em vídeo publicado em suas redes sociais.
Perfil das vítimas
Ainda segundo os dados divulgados pela AMC, dentre as vítimas, a maioria é do sexo masculino, na faixa etária compreendida entre 30 e 59 anos. Além disso, 50% das vítimas fatais eram ocupantes de motocicleta. Em seguida, estão os pedestres, com 27,3%.
Como Fortaleza chegou a esses números é um exemplo a ser seguido
Segundo a prefeitura, o resultado é reflexo de um conjunto de intervenções de educação, engenharia de tráfego e fiscalização preventiva. Ele segue diretrizes do Plano Municipal de Segurança no Trânsito, sancionado em junho de 2022. Alinhado com as abordagens de Sistemas Seguros e de Visão Zero, o documento preconiza que nenhuma morte no trânsito é aceitável. Além disso, que a responsabilidade pela segurança viária deve ser compartilhada entre poder público e sociedade, considerando que o ser humano é vulnerável e comete erros.
Dentre as principais medidas adotadas pela cidade está a readequação da velocidade, prolongamento de calçadas, travessias elevadas, caminhos de escolas, esquinas seguras e ampliação da rede cicloviária. Hoje são cerca de 460 km de ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas ou passeios compartilhados distribuídos por todas as regionais.