Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2024

O que pode anular uma multa de trânsito? 

A multa de trânsito é uma penalidade para condutores que descumprirem as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou outras legislações locais. Saiba quando você pode recorrer a elas


Por Accio Comunicação Publicado 28/03/2024 às 13h30
Ouvir: 00:00

Você sabia que é possível anular uma multa de trânsito? Para entender o que faz as chances de um condutor ter êxito ao recorrer de uma infração, confira a seguir os itens que podem invalidar uma multa.  

Primeiramente, para uma multa ser considerada válida, vários requisitos processuais devem ser cumpridos. Caso isso não aconteça, a multa deve ser anulada. Ou seja, geralmente as multas são anuladas quando possuem erros formais no Auto de Infração de Trânsito (AIT) ou na Notificação de Autuação (NA), que foi enviada ao motorista. 

Mesmo que o condutor tenha cometido uma infração de trânsito, caso perceba que existe algum erro formal no Auto de Infração ou na Notificação, cabe recorrer à multa e ela pode ser anulada. 

De acordo com o Artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os itens que precisam ser preenchidos no Auto ou na Notificação para que o processo da multa seja válido, são: 

  • I – Tipificação da infração;  
  • II – Local, data e hora do cometimento da infração; 
  • III – Caracteres da placa de identificação do veículo, marca e outros elementos julgados necessários à sua identificação;  
  • IV – Prontuário do condutor, sempre que possível;  
  • V – Identificação do órgão ou entidade e da autoridade, agente autuador ou equipamento que comprove a infração;  
  • VI – Assinatura do infrator, sempre que possível, valendo como notificação do cometimento da infração. 
pessoa-na-rua-com-pasta-de-papel
Foto: Freepik

Quando a multa de trânsito pode ser anulada? 

  • Quando há erros formais relacionados à descrição da infração. Caso itens como o local, o horário ou a data desse acontecimento estiverem errados, o(a) condutor(a) poderá entrar com recurso.  
  • A ausência da cor do veículo ou a atribuição errada à mesma também pode ser um motivo para anulação da multa.  
  • A falta ou erro de enquadramento da infração pode ocasionar o cancelamento; 
  • Se no local indicado na multa de trânsito não houver sinalização ou se esta estiver inadequada ou incorreta, é possível anular a infração; 
  • Bem como o erro na medicação da velocidade considerada aplicada pelos órgãos de trânsito; 
  • Por fim, caso a placa R-19 não esteja instalada em locais em que há fiscalização de velocidade, a aplicação de multa pode ser invalidada. 

Gostou de saber o que pode anular uma multa de trânsito? Compartilhe nos comentários a sua opinião! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Cristina
    12/07/2024 às 07:49

    Sinal de trânsito não estava funcionando, ao passar o policial de moto me abordou, falando que não poderia ter passado dessa forma, como fazer se os sinais estão sempre quebrados

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *