Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Como funciona o exame de vista do Detran? 

O exame de vista do Detran é processo importante tanto para a renovação quanto para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Trânsito (CNH)


Por Accio Comunicação Publicado 01/03/2024 às 13h30 Atualizado 12/03/2024 às 13h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O exame de vista do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), é uma avaliação oftalmológica aplicada em condutores por ocasião da obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) em qualquer das cinco categorias de habilitação (A, B, C, D e E). Ou seja, essa é uma medida de segurança para ajudar a evitar acidentes e garantir que os motoristas mantenham uma boa capacidade visual enquanto conduzem seus veículos. 

O exame de vista é exigido por ocasião da renovação de CNH vencida, que é realizada periodicamente, quando o condutor é encaminhado para consultórios devidamente credenciados e indicados pelo Detran. A periodicidade da renovação varia de acordo com a idade do condutor. Confira abaixo, como funciona:  

  • A cada 10 anos para condutores com idade inferior a 50 anos;  
  • A cada 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos (e inferior a 70 anos);  
  • E a cada 3 anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos. 
homem-fazendo-exame-de-vista-em-uma-clinica-de-oftalmologia
Foto: Freepik

Como funciona o exame de vista do Detran? 

O exame de vista é um procedimento que avalia os requisitos básicos exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, a avaliação deve ser realizada em clínicas credenciadas pelo Detran ou em postos de atendimento do próprio órgão. 

Entre os testes de visão aplicados pelo Detran, estão: 

  • Visão central: mede a capacidade para enxergar assim como identificar placas de trânsito, pessoas e semáforos, tanto de perto, quanto de longe. 
  • Visão periférica: mede a qualidade do campo de visão do condutor e verifica se a imagem se forma na área periférica da retina. Ou seja, mostra como você enxerga o movimento ao redor do seu veículo. 
  • Acuidade visual: esse exame é bastante comum e consiste em enxergar e identificar diferentes letras, em diferentes tamanhos. Avaliar a nitidez da visão do condutor.  
  • Capacidade de distinguir cores: esse é um teste bastante importante, pois ajuda a identificar condutores que possam ter algum grau de daltonismo ou outra dificuldade em identificar as cores. 
  • Visão tridimensional: esse exame ajuda a determinar qual o tipo de veículo que você pode dirigir. 
  • Reflexo e ofuscamento: para dirigir, você precisa enxergar claramente em diferentes condições de iluminação. Também é importante verificar qual a sua capacidade de recuperar a visão após um ofuscamento direto (quando a luz do farol atinge os olhos). 
  • Visão individual de cada olho: além de verificar a saúde individual dos olhos (pois você pode ter graus diferentes de miopia, por exemplo), esse exame é vital para pessoas que enxergam com apenas um olho. Portanto, se você é monocular, só poderá dirigir veículos que se enquadrem nas categorias “A” e “B”. 
  • Fundo de olho: ao analisar o fundo de olho, o médico examina os nervos, artérias e veias da retina. Esse teste serve para diagnosticar condições como glaucoma, diabetes mellitus e hipertensão, por exemplo. 

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o exame de vista do Detran? Compartilha nos comentários! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Rozivaldo Andrade
    01/03/2024 às 13:53

    E muito importante está bem informado sobre os exames de rotina e tambem as alterações no código de trânsito brasileiro ( CTB)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *