Notícias

Notícias

IPVA 2021: veja estados que prorrogaram o pagamento 

IPVA 2021: veja estados que prorrogaram o pagamento
Foto: Arquivo Tecnodata.

O IPVA é um imposto estadual, cobrado anualmente de proprietários de veículos automotores. Veja os estados que prorrogaram o pagamento do IPVA 2021.

IPVA 2021
Foto: Arquivo Tecnodata.

As medidas restritivas e a piora nos índices da Covid-19, em todo país, levaram alguns governos estaduais a adotarem um calendário diferenciado de prazos para pagamentos de taxas, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021. 

O IPVA é um imposto estadual, cobrado anualmente de proprietários de veículos automotores. A alíquota varia de estado para estado, de 1% a 6%, aplicado sobre o valor do veículo.

Na maioria dos estados, o vencimento da cota única do IPVA ou da primeira parcela (para quem optar pelo parcelamento) ocorre no início do ano. Quase sempre no primeiro trimestre.

No ano de 2021, porém, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos governos estaduais optaram por prorrogar o prazo de pagamento do imposto.

Veja os estados que prorrogaram o pagamento do IPVA 2021

Paraná

No Paraná, a terceira parcela do IPVA 2021 venceria em março, porém, com a prorrogação do pagamento, o vencimento passará para abril. Com isso, as demais parcelas também serão adiadas. Sendo assim, a quarta parcela terá o vencimento marcado para o mês de maio. Já a quinta, e última parcela, terá o seu vencimento no mês de junho.

Bahia

O Governo do Estado da Bahia anunciou a prorrogação do prazo de pagamento do imposto sobre automóveis (IPVA) de 2021 e 2022, devido à pandemia da Covid-19. A medida vale para veículos do transporte escolar, autoescolas e turismo interno. O imposto referente a este ano poderá ser quitado em 2022. Já o pagamento do IPVA que vence em 2022 ficará para 2023. Para ter direito ao benefício, os veículos precisam estar cadastrados no  Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), dentro das atividades alcançadas pela medida.

Espírito Santo

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi prorrogado por três meses para condutores e proprietários de veículos no Espírito Santo. A decisão faz parte de uma série de medidas econômicas, anunciadas pelo governo estadual, para conter os prejuízos causados pela pandemia no Estado. De acordo com o calendário, divulgado no final do ano passado pelo Detran/ES, a cota única do IPVA teria vencimento em abril, com data definida com relação ao número final de cada placa. Quem optasse por pagar em quatro parcelas teria os boletos com vencimento de abril a julho.

Veja como ficou o calendário do IPVA 2021 no ES:

Foto: Divulgação Governo ES

Leia também:

CRLV e IPVA 2021: veja como estão os prazos para pagamento


Goiás

Em Goiás, o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi prorrogado pela Secretaria de Estado da Economia para os motoristas que têm veículos com placas finais de 1 a 5, devido aos impactos econômicos da pandemia da Covid-19.

Os novos prazos para quitar o imposto variam de acordo com o número final da placa do veículo. O pagamento da terceira parcela ou parcela única foi transferido para 5 de agosto para os veículos com placas finais 1, 2, 3, 4 e 5. Os mais beneficiados foram aqueles contribuintes que teriam de pagar a cota única neste mês de março, já que ganharam mais tempo para se organizarem financeiramente. Os motoristas que optaram pelo parcelamento também terão o benefício. A primeira parcela para as placas finais 4 e 5 foi prorrogada para 7 de junho. Anteriormente o vencimento estava programado para abril e maio. Já a segunda parcela para o grupo de final 3, 4 e 5 foi prorrogada para 6 de julho. No calendário anterior, elas estavam agendadas para abril, maio e junho, respectivamente.

Mato Grosso

Com o objetivo de minimizar os impactos financeiros provocados pela pandemia da Covid-19 o Governo de Mato Grosso prorrogou novamente o vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021, com os pagamento começando somente no segundo semestre do ano. Para orientar os contribuintes, a Secretaria de Fazenda explica como ficaram as novas datas e as formas de pagamento do imposto. Para veículos com placas finais 1, 2, 3 e 4 o vencimento do IPVA foi adiado para o mês de julho e para as placas 5, 6 e 7 para o mês de agosto. Já as placas com finais 8, 9 e 0 tiveram a cobrança postergada para o mês de setembro.

Amapá

O prazo para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2021 foi ampliado no Amapá. Previsto para vencer em 15 de março, o prazo da 1ª das 6 parcelas do imposto foi adiada em 2 meses, podendo ser paga, sem juros, até 17 de maio. As demais parcelas também foram prorrogadas.

Piauí

O governo do Piauí anunciou a prorrogação do prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), por mais 90 dias o prazo. O vencimento que seria 31 de março, será prorrogado para 30 de junho, mantendo a opção de 5%, para pagamento de cota única ou com o parcelamento em três vezes. Na prática, significa que o contribuinte que quiser pagar a cota única do IPVA, com 5% de desconto, tem até o dia 30 de junho. O valor ainda pode ser parcelado em três vezes, então o primeiro pagamento deve ser realizado até o dia 30 de junho, o segundo pagamento até o dia 30 de julho e o terceiro até dia 31 de agosto.

Rondônia

O Governo de Rondônia também prorrogou os prazos para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Veja como ficou o calendário do IPVA 2021 em RO:

PlacasData de pagamento
1,2 e 3Até 31 de maio
4Até 30 de junho
5Até 30 de julho
6Até 31 de agosto
7Até 30 de setembro
8Até 29 de outubro
9Até 30 de novembro
0Até 31 de dezembro

Outros estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não divulgaram alterações no calendário de pagamento.


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *