Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de junho de 2024

Limite de velocidade desrespeitado no Paraná


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/01/2010 às 02h00 Atualizado 10/11/2022 às 19h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um milhão, trezentos e cinquenta e quatro mil e quinhentos e noventa e nove. Esse número representa o total de infrações de trânsito cometido no Paraná entre janeiro e outubro de 2009. O erro – ou atitude cometida propositadamente – mais comum em todo o Estado é transitar com velocidade superior à máxima permitida em até 20%, considerada uma infração de gravidade média. No entanto, entre as dez infrações com maior incidência no Paraná, duas são classificadas como gravíssimas e três como graves. O que deveria ser exceção ocorre diariamente nas estradas e ruas das cidades paranaenses.

Motoristas continuam minimizando as consequências que podem vir com a desobediência da legislação. Ou se esquecem que uma pessoa consegue sobreviver a um atropelamento se atingida até 55 km/h. Ou que aumentar em 20 km/h a velocidade do veículo em relação ao permitido aumenta os riscos de um acidente em até dez vezes. A maioria dos condutores comete infrações conscientemente. “Ninguém passa no sinal vermelho porque não sabia. Infração deveria ser exceção. Tudo isto passa por uma questão cultural. Não existe um respeito à lei. Os motoristas respeitam a fiscalização. Se houvesse uma fiscalização ainda mais rigorosa, teríamos mais infrações”, afirma Gustavo Fiori, coordenador de infrações do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Saiba mais na reportagem de O Estado do Paraná.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *