Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de fevereiro de 2024

App chega a São Paulo para promover a inclusão no transporte público para passageiros com deficiência visual

Em parceria com órgãos gestores e Prefeitura, aplicativo foi desenvolvido exclusivamente para atender o público de pessoas com deficiência visual e possui funções adicionais.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 05/01/2024 às 17h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00
App pessoa com deficiência visual
O aplicativo se destina exclusivamente para atender o público de pessoas com deficiência visual. Foto: fotosedrik para Depositphotos

Desde o início de dezembro, os moradores da cidade de São Paulo que têm deficiência visual e utilizam o transporte público podem contar com o aplicativo Cittamobi Acessibilidade. O objetivo é facilitar o deslocamento no cotidiano. Desenvolvido pela Cittamobi, empresa referência em soluções inovadoras para a mobilidade urbana no Brasil, com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) junto ao Programa Inclui Sampa, e Prefeitura de São Paulo, o Cittamobi Acessibilidade foi idealizado pelo engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, deficiente visual e parceiro da empresa Cittamobi. Atualmente, a ferramenta funciona em mais de 330 municípios brasileiros, de 16 Estados.

“O Cittamobi Acessibilidade tem como principal propósito promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, para que elas possam exercer o direito à cidadania com independência e tenham melhora na qualidade de vida por meio da tecnologia”, ressalta Luiz Eduardo Porto.

O aplicativo desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual, tem funções que são ativadas por comandos de voz, chamados VoiceOver, com suporte de assistente virtual.

Além disso, há alertas de quais ônibus estão próximos à parada selecionada, aviso de chegada ao ponto de destino escolhido e sinalização do momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus Assim como informes sobre quais locais o veículo está passando ao longo do trajeto.

Também por comando de voz há a possibilidade de programar locais de preferência. Como, por exemplo, o endereço de casa ou do trabalho. Além de criar rotas específicas bem como salvar off-line o caminho de volta, em caso de falha de internet. De bônus, há funcionalidades complementares, como o modo andar de carro, com alertas sobre ruas e cruzamentos. Viagem, com alerta de momento de embarque e desembarque. E a pé, para locomoção em locais abertos e que permitem memorizar obstáculos ao longo do percurso em que a pessoa passa com frequência. Além disso, há as funções de previsão e roteirizador – que traçam a melhor rota entre um ponto a outro da cidade.

“O Cittamobi representa a inclusão em sua essência. Estamos empolgados com o lançamento na maior metrópole do país, que vai impactar positivamente a vida de milhões de paulistanos e turistas. Nossa missão é proporcionar a melhor experiência em mobilidade urbana por meio da tecnologia, além de contribuir para cidades inteligentes e sustentáveis”, complementa Emanuele Cassimiro, CPO da Cittamobi.

É possível baixar o aplicativo, disponível para os sistemas Android e IOS, gratuitamente na loja de aplicativos de qualquer telefone celular.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *