Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de fevereiro de 2024

6 dicas para cuidar do carro no verão 

Durante os dias de Sol forte, vale ter um cuidado redobrado com o seu veículo. Confira as 6 dicas para cuidar melhor do seu veículo no verão!


Por Accio Comunicação Publicado 24/11/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Como cuidar melhor do carro no verão? Durante os dias de sol forte, vale ter um cuidado redobrado com o seu veículo. A alta incidência de radiação solar, somada aos efeitos prolongados da exposição a altas temperaturas pode causar diversos efeitos negativos no seu carro, moto, ônibus, bike ou caminhão.  

Além disso, vale ressaltar que diversos itens internos presentes em um veículo são fabricados a partir do petróleo. Ou seja, com o calor intenso, alguns dos gases liberados (como o benzeno, o tolueno e a acetona, por exemplo) podem fazer mal à saúde.  

Confira as 6 dicas para cuidar melhor do seu veículo no verão e evitar os desgastes mais comuns causados pelo sol nos veículos: 

1- Desgaste da pintura de um carro no verão 

Tecido cobre para-brisa de carro com pintura verde, estacionado no Sol
Foto: Envato.

Os raios UV (uma das principais formas de radiação solar) acabam acelerando o desbotamento da cor e a deterioração da camada protetora da pintura.

Ou seja, quanto mais tempo seu veículo ficar no sol, mais envelhecida ficará a pintura. Vale apostar no uso de capas protetoras e em locais mais sombreados para diminuir os efeitos desse desgaste. 

2- Sistema de arrefecimento 

Homem grisalho coloca líquido em compartilhamento do motor de um carro parado na estrada
Foto: Envato.

Com o aumento da temperatura ambiente, o sistema de arrefecimento fica mais sobrecarregado. Por isso, realizar as manutenções adequadas e trocar o líquido de arrefecimento é fundamental para evitar danos ao motor

3- Desgaste dos pneus 

Homem verifica calibragem de pneu em veículo de cor vermelha.
Foto: Envato.

calor excessivo pode afetar a pressão dos pneus e isso pode causar um desgaste irregular. Além disso, pneus mal calibrados ou desgastados aumentam o risco de falhas, reduzem a eficiência do combustível e aumentam as chances de acidentes. 

4- Danos aos fluidos 

O calor intenso pode acelerar a evaporação de fluidos vitais como óleo do motor, fluido de transmissão e o fluído de freio. Por isso, mantenha os níveis adequados e substitua esses fluidos conforme indicado pelo fabricante do veículo. Fazendo isso, você mantém o bom desempenho do veículo por mais tempo. 

Imagem mostra líguido de cor rosa sendo colocado em compartilhamento do motor de um veículo.
Foto: Envato.

5- Bateria sobrecarregada 

As altas temperaturas podem acelerar o processo de descarga da bateria. Verificar a bateria regularmente e substituí-la quando necessário é crucial para evitar surpresas desagradáveis, como a falha do veículo, por exemplo. 

6- Componentes internos 

O calor pode danificar componentes internos do veículo. O painel de instrumentos, estofamento e itens plásticos são os mais afetados. A escolha de estacionamentos à sombra ajuda a combater esses efeitos negativos do calor

Zoom de mão de passageiro parada em frente a saída do ar-condicionado do veículo.
Foto: Envato.

O cuidado extra com o carro durante o verão é fundamental, não apenas para preservar a durabilidade do seu veículo, mas também para garantir um melhor conforto e segurança para você e seus passageiros. 

Você sabia dessas dicas para cuidar do seu carro no verão? Tem mais alguma dica que queira compartilhar com a gente? Manda aqui nos comentários. 

Leia também no Portal do Trânsito 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *