Cinco carros clássicos que deixaram saudades
Fusca, Monza, Opala e Tempra são alguns dos carros que ainda deixam saudades!
Carros clássicos como Fusca, Monza e Opala marcaram gerações! Porém, alguns modelos deixaram de ser fabricados há algum tempo aqui no Brasil.
Apesar disso, esses e outros carros antigos se tornaram uma verdadeira paixão. Inclusive, alguns modelos de carros clássicos são verdadeiras pérolas para apaixonados por carros vintage e também por colecionadores.
Um dos maiores carros clássicos: o Fusca (Volkswagen)
O Fusca foi um carro fabricado no Brasil entre 1959 e 1996. Para alguns, esse é o carro clássico do brasileiro (junto com a Brasília e o Fiat 147).
Além disso, uma das principais vantagens do Fusca em relação a outros modelos da época era o preço baixo. Entretanto, depois de sair de linha mundialmente, o Fusca se tornou uma relíquia, assim como sua “prima”, a Kombi.
Atualmente, um “Fusca modelo anos 1960”, totalmente restaurado, pode ser avaliado em cerca de R$ 22 mil.
Monza (Chevrolet)
O Monza foi lançado no Brasil em 1982, com a exclusiva carroceria “hatch” de duas portas. Fabricado pela General Motors, o Monza foi um grande sucesso de vendas no país, sendo um dos carros clássicos mais cobiçados pelos brasileiros por praticamente 14 anos.
Além disso, foi o carro mais vendido no Brasil nos anos 1984, 1985 e 1986.
Entretanto, com outros modelos chegando ao mercado brasileiro, o Monza acabou ficando com aquela cara de “carro velho”. Foi quando, em 1991, o Monza ganhou um novo fôlego entre os brasileiros graças ao modelo “tubarão”, que trouxe um design mais jovem ao carro clássico.
Contudo, em 1996, o Monza foi substituído pelo Vectra e deixou de ser fabricado no Brasil.
Opala (Chevrolet) – o lendário sedã brasileiro
“Que carrão!” e “Ouve esse ronco!” são duas expressões comuns no Brasil quando o assunto é o Opala (ainda mais se for um “placa preta”). Ou seja, se tem um carro clássico que tem alguma história nas famílias brasileiras é esse!
O Chevrolet Opala foi o primeiro automóvel nacional da General Motors (GM) e fez sucesso desde seu lançamento (1968), até o fim da produção (1992). Além disso, é um carro lembrado até hoje como um veículo espaçoso e com potência de motor.
Outro ponto interessante é que o Opala foi um dos primeiros carros de passeio feitos pela General Motors.
No Brasil, o veículo foi fabricado de 1968 a 1992. Porém, após 23 anos de sucesso de público, o Opala parou de ser fabricado e foi substituído pelo Omega.
Tempra (Fiat)
O Fiat Tempra chegou no Brasil em 1991. Na época, o veículo possuía vidros e travas elétricas, ar-condicionado, além de direção hidráulica progressiva, toca-fitas, rodas de liga leve e até acabamento de madeira.
Além disso, o Tempra Turbo chamou bastante a atenção depois que ganhou o título de carro mais rápido do país.
O clássico Passat (Volkswagen)
A produção do Passat no Brasil foi de 1974 a 1988. Esse foi o primeiro automóvel produzido pela Volkswagen no Brasil e que tinha um motor refrigerado a água.
Até então, os demais carros tinham sistema de resfriamento a ar.
Além disso, esse carro clássico atendia as necessidades e desejos de pessoas que buscavam um carro espaçoso e também dos que queriam um carro esportivo exclusivo.
No Brasil, o Passat teve seis versões: L 1.5, Surf 1.5, LS 1.5, LM 1.5, LSE 1.6 e TS 1.6.
E aí?! Sentiu falta de algum carro clássico que te marcou? Deixe a sua opinião nos comentários!