Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de fevereiro de 2024

Você sabe quantos caminhões seriam necessários para transportar o Titanic? 

Vamos descobrir quantos caminhões seriam necessários para transportar cerca de 45 mil toneladas? Confira!


Por Accio Comunicação Publicado 27/12/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quantos tipos de caminhão você conhece? Existe uma variedade de caminhões e cada um desses veículos de grande porte possui uma estrutura específica para suportar um peso máximo.

Por exemplo, o caminhão pesado é um veículo com eixo duplo na carroceira e dois eixos juntos. Ou seja, ele pode carregar uma carga maior e proporciona melhor desempenho ao condutor. Além disso, o caminhão pesado possui uma capacidade de 10 a 14 toneladas, peso bruto máximo de 23 toneladas e comprimento máximo de 14 metros.

Agora a pergunta: quantos caminhões desses seriam necessários para carregar algo tão grande quanto como o Titanic?

O navio Titanic (aquele do filme com o Leonardo DiCaprio) possuía 269 metros de comprimento, 53 metros de altura e pesava cerca de 45 mil toneladas. Portanto, para transportar o Titanic, seriam necessários 2.000 caminhões, com peso bruto máximo de 23 toneladas.  

muitos-caminhoes-de-transporte-estacionados-em-uma-estacao-de-servico-ao-por-do-sol-ai-generative
Foto: Freepik

O maior navio do mundo? 

O Titanic foi construído para ser o maior navio do mundo, pois tinha especificidades que o tornavam mais pesado que o navio Olympic, na época. 

Além de 269 metros de comprimento e 28 metros de largura, a ponte de comando ficava 32 metros acima do fundo da quilha, pesando exatas 46.328 toneladas. 

Sendo assim, para que essa construção gigantesca pudesse se movimentar no mar, existiam em seu interior 29 caldeiras que eram aquecidas por 159 fornalhas. 

Além disso, utilizava-se 66 toneladas de carvão para manter a velocidade de 22 nós, o equivalente a cerca de 40km/h. O Titanic tinha capacidade para acomodar aproximadamente 3.000 pessoas. 

Atualmente o maior navio de cruzeiro do mundo é o finlandês Icon of the Seas, com capacidade para quase 10 mil pessoas. Contudo, ele ultrapassou com folga a marca, atingindo nada menos do que 5 vezes o tamanho do Titanic.  

Gostou desse conteúdo? Deixe a sua opinião nos comentários!

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *