Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de fevereiro de 2024

Encontro Nacional dos Detrans teve a Inteligência Artificial no centro dos debates

Um dos destaques do encontro foi a apresentação da plataforma Antecipa: tráfego inteligente.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 01/12/2023 às 11h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Mato Grosso do Sul marcou presença no 78° Encontro Nacional dos Detrans que aconteceu entre os dias 21 a 24 de novembro em Foz do Iguaçu no Estado do Paraná (PR). Embora o Detran-MS seja lembrado pelos outros departamentos pelos avanços na área tecnológica, a exemplo do totem 2.0 lançado no último encontro, o diretor-presidente, Rudel Trindade destacou que essas trocas são sempre muito produtivas. 

“Esse intercâmbio é extremamente positivo. Temos diversos projetos em andamento para serem lançados no Detran de Mato Grosso do Sul, todos alinhados aos pilares da gestão do governador Eduardo Riedel de um governo, verde, digital, inclusivo e próspero. Nossos técnicos estão sempre atentos no que podemos melhorar, no que diz respeito a processos e também serviços ao cidadão”. 

Um dos destaques do encontro foi a apresentação da plataforma Antecipa: tráfego inteligente pelo Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. A iniciativa do Senatran vai utilizar a inteligência artificial para antecipar, por meio de probabilidades, a ocorrência de possíveis sinistros com base na data, condições meteorológicas, e eventos que serão realizados no local pesquisado. 

“Isso ajudará demais o gestor municipal a gerenciar o tráfego na cidade, pensando na diminuição dos sinistros de trânsito. Esse é um caminho para que os municípios ajudem a reduzir o índice de mortos no trânsito no Brasil”, explicou o secretário.   

“Uma ferramenta tecnológica fundamental para ajudar a alcançarmos a redução de mortes no trânsito no Brasil. De modo geral, o Encontro promove essa troca de experiências entre Departamentos, seus colaboradores, instituições e empresas ligadas ao setor, mostrando inovações e soluções para tornar o trânsito mais seguro”, afirmou Jonielson Oliveira, presidente da Associação Nacional dos Detrans, responsável pela organização do encontro. 

Destaques

O anfitrião, Adriano Furtado elencou os fóruns, Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotran) e os fóruns do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans); da Lei Seca; de Educação para o Trânsito; das Assessorias de Comunicação; dos Registros Nacionais (Renach, Renaest, Renavam e Renainf); Fórum Celepar – GIT 2023. Além deles, os inéditos Fórum de Saúde do Condutor e Fórum de Leilões.

“Aproveitei para passar em todos para reforçar a importância de cada um neste grande encontro. Além de inovações nos estandes das empresas, organizamos esses fóruns novos, que não aconteceram em outros encontros, com pautas técnicas”, disse o diretor-presidente do Detran-PR.

Andrea Moringo, Diretora de Educação para o Trânsito, foi uma das representantes do Detran-MS no encontro. Ela destaca a elaboração conjunta dos Estados de uma carta de intenção sobre o Fórum de Educação para o Trânsito, solicitando para que seja permanente.

“Isso evidencia a necessidade de planejamento, programas, desenvolvimento e acompanhamento de ações de maneira mais assertiva. Foi muito produtivo e de grande troca de experiências. Retorno com a certeza de que a Educação para o Trânsito deve acontecer de forma integrada e alinhada com todos os parceiros”, afirma.

Fórum de educação de trânsito

O 78º Encontro Nacional de Detrans, realizou pela primeira vez, um fórum voltado para Educação de Trânsito. Nele houve a apresentação e discussão de diversas ações educativas voltadas para diferentes públicos.

A carta de intenções do fórum solicita a permanência da discussão nos encontros da AND. “A discussão foi muito proveitosa. Nesse sentido, é muito importante conhecer a realidade de outros estados. Além disso, verificar as possibilidades de replicações ações educativas de sucesso realizadas em outras regiões”, explicou a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, que esteve no evento acompanhada da técnica, Lidiana Freitas, da Divisão de Educação de Trânsito do Detran-MS.

As informações são de Mireli Obando e Emmanuelly Castro, do Detran-MS

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *