Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Fretadão investe em segurança para passageiras nos transportes fretados

Startup é responsável pelo transporte de mais 35 mil pessoas todos os dias e cerca de 55% são mulheres.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 31/03/2024 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
segurança passageiras
O Fretadão vem realizando estudos de cenários para aumentar a segurança das passageiras. Foto: michaeljung para Depositphotos

O Fretadão, startup de tecnologia em transporte corporativo, está investindo em segurança com foco nas mulheres passageiras, que correspondem a aproximadamente 55% dos usuários diários. Uma das novidades é o lançamento de uma função de emergência, que inclui um  botão de SOS para prioridade de contato direto com a equipe de suporte.

No botão SOS, é possível a passageira escolher uma opção de ajuda, caso perceba algum tipo de situação constrangedora ou nociva. Ao acionar o botão e especificar o motivo, ela é direcionada para a equipe de atendimento e a chamada entra na fila de alta prioridade.

Feito isso, aciona-se o time responsável pelo monitoramento de linhas para que solicitem ao motorista parar a viagem e atuar diretamente no problema.

image-2
Imagem: Fretadão/divulgação

Em ações conjuntas com os clientes (empregadores), o Fretadão vem realizando estudos de cenários para menor deslocamento das mulheres aos seus pontos de embarque e desembarque. Assim como, maior proximidade dos pontos em horários específicos e mapeamento de áreas consideradas de risco para o público feminino. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e Locomotiva, em cada 10 mulheres, 9 tem a segurança como principal preocupação em seus deslocamentos. As principais situações apontadas são olhares insistentes, cantadas, assalto/furto e importunação/assédio sexual. 

“O compromisso do Fretadão com a segurança e a mobilidade feminina reflete não apenas sua missão como empresa, mas também seu papel na promoção de um ambiente de trabalho e sociedade mais inclusivos e igualitários. Por meio de investimentos em segurança e medidas concretas, a empresa está trabalhando ativamente para garantir que todas as passageiras se sintam seguras e confiantes em suas viagens diárias”, reforça Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.

A startup ainda conta com tecnologia de ponta como aliada no dia a dia, por meio de ferramentas como rastreamento dos veículos em tempo real, telemetria, leitor de embarque e sistemas de monitoramento inteligente. Além disso, há um treinamento específico para conscientizar os motoristas sobre temas como importunação e assédio sexual. Além de orientações de boas práticas, postura profissional, comunicação com a equipe e informações para que as passageiras tenham uma viagem segura.

“Quando a empresa contrata este tipo de serviço, está pensando no bem-estar da funcionária para que ela se sinta segura, com um serviço eficaz. E é necessário a contratação de empresas idôneas, com todas as licenças de transporte em dia. Além disso, com seus profissionais preparados e treinados para prestação deste tipo de serviço”, comenta a passageira Silmara da Silveira (52), que utiliza o transporte fretado pela Gattitur, empresa parceira do Fretadão na gestão de transporte corporativo. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *