Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de fevereiro de 2024

Quais são os benefícios para quem usa bicicleta?  

Além da resistência muscular, andar de bicicleta traz bem-estar, fôlego, além de redução de pressão arterial e colesterol


Por Accio Comunicação Publicado 06/02/2024 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
ciclista-homem-corrida-bicicleta-ao-ar-livre
Foto: Freepik.

Você utiliza a bicicleta no seu dia a dia? Além de ser um transporte sustentável, a prática do ciclismo traz diversos benefícios a saúde do corpo, sendo o aumento na qualidade de vida um dos triunfos.  

Isso porque, ao andar de bicicleta, você ajuda a aumentar a resistência do seu organismo, melhorando sua capacidade cardiorrespiratória e também cria maior tônus e força muscular. Assim como a natação, pedalar é um dos exercícios que mais movimenta os grupos musculares, pois utiliza esforço tanto dos braços, quanto das pernas, peitoral e abdômen. 

Outro benefício perceptível é a aceleração do metabolismo. Ou seja, você aumenta a queima de calorias, evitando assim um maior acúmulo de gorduras no corpo.  

Confira quais são as modalidades do ciclismo 

  • Ciclismo na estrada: são ciclistas que gostam de pedalar em estradas ou rodovias, geralmente entre cidades vizinhas e em grandes grupos.  
  • Mountain Bike: mais radical, esses grupos de ciclistas gostam de se aventurar em trilhas nas montanhas ou morros. 
  • BMX: são grupos de ciclistas radicais que competem em rampas e obstáculos posicionados em pistas apropriadas. 
  • Bikes Gravel: modalidade que mistura mountain bike e ciclismo de estrada. 
  • Ciclismo de pista: são grupos de ciclistas que competem em local fechado, estilo autódromo. 
  • Downhill: modalidade indicada para quem possui experiência em pedalar em montanhas íngremes.  

Vale ressaltar que andar de bicicleta libera endorfinas e serotoninas pelo corpo – que causam a sensação de prazer, conforto e de tranquilidade.  

Andar de bicicleta aumenta o fôlego e a capacidade cardiorrespiratória  

atleta-andando-de-bicicleta
Foto: Freepik.

Como mencionamos no início desse conteúdo, ao andar de bicicleta também aumentamos o ganho de fôlego. Com uma prática regular é possível ganhar uma maior capacidade cardiorrespiratória, o que faz com que a sensação de cansaço diminua, assim como a falta de ar e fadiga.  

Além disso, quem possui pressão arterial alta ou colesterol pode usar a bicicleta como ferramenta para controle desses índices. Isso porque a prática do ciclismo reduz a pressão arterial e também ajuda na diminuição da glicemia no sangue e na eliminação de toxinas.  

E você, tem o costume de andar de bicicleta ao trabalho ou no dia a dia? Conte para nós aqui embaixo! 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *