Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de fevereiro de 2024

Saiba como proteger seu carro da maresia 

Quem mora ou viaja para as cidades litorâneas precisa redobrar os cuidados com o veículo devido a ação corrosiva da maresia. Confira dicas para manter seu carro protegido


Por Accio Comunicação Publicado 09/02/2024 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A maresia é uma oxidação causada pela água do mar, que provoca a corrosão de objetos metálicos nas proximidades do litoral. Sendo assim, a maresia tem um poder corrosivo que pode afetar as peças da suspensão e outros equipamentos importantes para a segurança dos carros. 

Por isso, quem mora ou viaja para as cidades litorâneas precisa redobrar os cuidados com o veículo devido a ação corrosiva da maresia. 

foto-de-um-carro-off-road-parado-em-uma-area-selvagem-perto-de-um-pequeno-lago (1)
Foto: Freepik

Como proteger o carro da maresia? 

Para quem apenas visita uma cidade litorânea, é recomendado providenciar uma lavagem completa do veículo assim que retornar da viagem, incluindo a parte inferior. 

Agora, para quem mora ou visita frequentemente o litoral, o ideal é que se lave o veículo semanalmente. Além disso, indica-se a aplicação de uma cera própria para remover as manchas causadas pela maresia e aumentar a proteção da pintura do carro. 

Sempre que possível, estacione o carro em locais cobertos para evitar a exposição direta à maresia. Ainda que o carro esteja em uma garagem, é muito importante manter as partes metálicas do veículo protegidas. Sendo assim, o uso de capa protetora sobre o veículo pode ajudar a evitar que uma grande quantidade de sal se deposite sobre a superfície exposta. 

Outra boa dica é providenciar a vitrificação automotiva. Esse é um processo de proteção e acabamento da pintura do carro, restaurando os danos provocados pela maresia. 

Mas, lembre-se: se notar manchas de sal na pintura ou em outras superfícies do carro, limpe-as imediatamente para evitar danos a longo prazo. 

Em quanto tempo a maresia estraga o carro? 

Para o processo de corrosão começar a acontecer, o carro precisa estar exposto por mais de 15 dias à maresia. Ou seja, se você visita a praia com pouca frequência, não há preocupações, mas é necessário proteger. 

Você já sofreu com a mareia no seu veículo? Compartilhe nos comentários a sua experiência! 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *