Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Se não tem ciclovia, por onde o ciclista deve trafegar? Veja a resposta!

Os ciclistas estão em um veículo e por isso devem circular na via, não sobre o passeio ou calçada. Entenda!


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/01/2023 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Onde o ciclista deve trafegar
Em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres, o ciclista deve trafegar desmontado. Foto: AdobeStock

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece normas de circulação e conduta para todos os tipos de veículo, inclusive bicicletas. Apesar de serem procedimentos básicos que todos devem praticar, os erros em manobras, extremamente frequentes, são responsáveis por grande parte das infrações e acidentes. Para os ciclistas não é diferente. Conhecer as regras e saber como utilizar a bicicleta nas vias pode prevenir acidentes. Nesse sentido, em vias onde não há ciclovia, qual o lugar correto para o ciclista trafegar? Fomos atrás da resposta.

De acordo com o promotor de justiça Cássio Honorato,  os ciclistas estão em um veículo e por isso devem circular no leito carroçável da pista, não sobre o passeio ou calçada.

“A circulação dos ciclistas onde não há ciclovia, ciclofaixa é feita no mesmo espaço destinado aos veículos. Essa circulação deve ser no mesmo sentido dos demais veículos próximo ao bordo direito da via”, explica.

Ouça o áudio completo enviado pelo Ministério Público do Paraná sobre onde o ciclista deve trafegar quando não tem ciclovia.

Outras normas de circulação

Além da norma citada pelo promotor, existem outras que os ciclistas devem seguir. Em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres, o ciclista deve trafegar desmontado (ou seja, empurrando a bicicleta).

É proibido trafegar na contramão dos veículos e em vias exclusivas para outros veículos, como por exemplo, vias exclusivas para ônibus.

No entanto, se o ciclista não seguir as normas ele pode ser multado?

Ainda segundo Honorato, o ciclista comete infrações de trânsito toda vez que ele viola as normas de segurança no trânsito.

“Embora o código preveja que essas violações são infrações atualmente não foi criado, não existe um mecanismo para a imposição dessa penalidade. Embora não exista o mecanismo de impor a multa é muito importante que os ciclistas cumpram as normas de segurança porque isso é essencial para a a sua saúde e a sua segurança na via”, finaliza o promotor.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • PAULO FERNANDO CAVALCANTE-VEREADOR
    20/04/2023 às 17:45

    Sou vereador no municipio de Presidente Epitácio, Estado de São Paulo gostaria de uma resposta sobre:
    Bicicletas Eltricas com motor elétrico auxiliar e funciona com condutor só pedala tem que circular nas Ciclovia e Ciclofaixa, mas na cidade que não tem nenhuma e nem a outra ela pode circular na mesma vias do veiculos . Na nossa cidade não tem Ciclovia e ciclofaixa e com a Resolução do contran 947/20/03/2022 as pessoas não estão podendo usar os seus meios de transportes. Gostariamos de Saber se podem circiular nas vias normais da cidade.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *