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Carros elétricos podem ser danificados se inundados em enchentes?

Não são raros os casos em que, carros, motos e até ônibus e caminhões, são levados pelas enchentes.


Por Pauline Machado Publicado 14/03/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Jonatas Sales
Jonatas Sales é técnico em alta tensão – HVT. Foto: Arquivo Pessoal.

Entra ano e sai ano as chuvas de verão continuam causando estragos às cidades brasileiras. Não são raros os casos em que, carros, motos e até ônibus e caminhões, são levados pelas enchentes. Mas, e os carros elétricos podem ser danificados se inundados durante as enchentes?

Para esclarecer essas e outras dúvidas pertinentes ao tema, conversamos com exclusividade com Jonatas Sales, Técnico em alta tensão – HVT.

Acompanhe!

Portal do Trânsito – Quais são as diferenças técnicas dos motores à combustão dos motores dos carros elétricos?

O número de peças de um motor elétrico é 1/4 do motor a combustão resultando em menor peso, desgaste, perda energética térmica e custo. Ao passo que no motor elétrico a eficiência gira em torno de 97%, enquanto que o de uma Fórmula 1 é de aproximadamente 50% e carros de passeio 30%.

Os carros elétricos possuem menor ruído e se abastecidos com uma matriz energética “limpa”/renovável, a emissão de CO2 de um carro elétrico é aproximadamente 30% menor (do berço ao túmulo).

Além disso, a experiência ao volante é significativa, pois o torque é instantâneo no motor dos carros elétricos.

Portal do Trânsito – Quais são os riscos de danos aos carros elétricos em casos de fortes chuvas?

Não há nenhum risco aos carros elétricos, em casos de chuvas fortes, além dos mesmos de um carro convencional.

Portal do Trânsito – E no caso específico de enchentes, o carro elétrico pode danificar se for inundado?

Qualquer carro será danificado se passar por uma enchente, não seria diferente em um elétrico. Entretanto, a bateria, que é onde se armazena a energia, é selada com cola ou junta, não oferecendo risco de infiltração, se sua manutenção for feita de acordo com os manuais de reparação.

Mas, de modo geral seus módulos que ficam instalados no interior do carro, no assoalho, poderão vir a danificar se molhar, como qualquer componente eletrônico. Porém, estes não contêm alta tensão.

Portal do Trânsito – Por que o carro com motor à combustão é danificado quando submerso e os carros elétricos não?

Um motor à combustão trabalha aspirando e comprimindo ar e combustível. Eles são compressíveis. Caso um motor à combustão aspire água, ela como outros líquidos em geral não são compressíveis, o que causa um “calço hidráulico” que é a biela indo além do limite de esforço e entortando. A partir daí em diante o motor “trava”. Já um motor elétrico trabalha com o princípio do magnetismo, que não é afetado pela presença de água, somente em longo prazo, quando há corrosão.

Portal do Trânsito – E quanto ao risco de choques para condutores e passageiros de veículos elétricos em casos de enchentes?

É muito próximo de zero. Os veículos elétricos estão fazendo milhares de testes de isolamento por segundo, para que, caso haja um curto, os contactores se abram e o sistema deixa de conduzir energia para fora da bateria.

Portal do Trânsito – De modo geral, quais danos mecânicos os carros elétricos podem sofrer em casos de ficarem inundados?

Como a bateria é selada, não entra água. O chicote de alta tensão tem isolamento duplo e o condutor é de alumínio – tudo se pensou para minimizar riscos.

A energia só sai da bateria e vai para o motor a partir do momento que o condutor acelera. Caso contrário o motor está desenergizado, logo, o risco é se o carro estiver sendo acelerado submerso. Neste caso haverá uma falta de isolamento entre as fases do motor e possivelmente uma corrente elétrica, que será logo desligada pelo sistema de monitorização de isolamento.

Portal do Trânsito – Por fim, quais cuidados os motoristas e passageiros de carros elétricos devem ter ao vivenciarem situações de inundação em enchentes?

O maior risco mecânico para um carro elétrico não é a água, mas colisões. Apesar de se manter a bateria em um quadro de alumínio reforçado em volta da estrutura de aço de ultra resistência de algumas montadoras, se o lítio de algumas bateria mais antigas entrarem em contato com o oxigênio, haverá um incêndio, que pode chegar a 600 graus rapidamente. Também é importante a capacitação do pessoal responsável pelo salvamento em casos de sinistros.

Para casos de enchentes o condutor deve apenas desligar o veículo e evitar acelerar o carro em pontos que ele está submerso.

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