Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

É permitido circular nas canaletas de ônibus? Veja informações importantes!

Além dos ônibus, somente veículos que fazem atendimentos de emergência em saúde e de segurança pública podem circular pelas canaletas.


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/02/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Circular em canaleta de ônibus
Via com canaleta de ônibus em Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Talvez nem todos conheçam essa expressão “canaleta de ônibus”, mas quem mora ou já passou por Curitiba sabe exatamente do que se trata. São vias exclusivas para ônibus expressos circularem, geralmente situada entre vias destinadas a outros veículos, separadas por calçadas (conforme a imagem acima). No entanto, mesmo sendo exclusivas para os ônibus, muitos usuários utilizam essa via sem se dar conta dos riscos envolvidos. Por esse motivo, a Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) traz dicas para reforçar a segurança no local.  

Conforme o órgão, além dos ônibus, somente veículos que fazem atendimentos de emergência em saúde e de segurança pública podem circular pelas canaletas.

“Embora seja proibido, muitos ciclistas e pedestres insistem em utilizar o espaço. As canaletas dão uma falsa sensação de segurança e não devem ser utilizadas pela população. Infelizmente ainda temos muitos acidentes, inclusive fatais, que poderiam ser evitados. Por isso, estamos reforçando as ações de conscientização”, comenta a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

Segundo Battistella, Curitiba possui espaços para o uso das bicicletas, inclusive nas proximidades das vias exclusivas para o transporte coletivo.  Atualmente, a cidade conta com uma malha cicloviária de 259,3 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.

A Setran está  fazendo uma série de ações educativas nas canaletas de circulação exclusiva de ônibus da cidade com a participação de Agentes da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran). Além do foco nos ciclistas, os agentes também orientam sobre travessia segura e demais cuidados no trânsito. Segundo o coordenador operacional da EPTran, Jayme Rodrigo de Paula, as ações educativas são diárias.

“Aproveitamos para reforçar o uso da faixa e do semáforo para pedestres, também orientamos os motoristas para que tenham cuidado e atenção com os ciclistas e pedestres. É fundamental que cada um faça a sua parte para que tenhamos um trânsito mais seguro”, disse o coordenador operacional da EPTran, Jayme Rodrigo de Paula.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *