Latin NCAP: Nissan Kicks recebe quatro estrelas em teste de colisão
O Nissan Kicks ganhou quatro estrelas tanto para a proteção do ocupante adulto quanto para o ocupante infantil. O SUV compacto, recentemente lançado, com dois airbags como equipamento padrão, apresentou um desempenho instável apenas na estrutura e na área dos pés no teste de batida frontal, explicando a fraca proteção do peito.
A proteção contra impactos laterais foi de adequada para boa, sendo aceitável em termos globais, obtendo as quatro estrelas para o adulto.
O modelo oferece ESC que cumpre com os requisitos do Latin NCAP quanto a rendimento e disponibilidade. Os ocupantes infantis receberam boa proteção no impacto frontal e lateral, com ambos os sistemas de retenção infantil (SRI) instalados com ancoragens ISOFIX, justificando o seu bom desempenho.
A disponibilidade de cintos de três pontos em todas as posições, a falta de interruptor de desativação do airbag do passageiro e a sinalização de ISOFIX, que não cumpria com os requisitos do Latin NCAP, explicam as quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil.
Um dos carros mais vendidos no México, o Chevrolet Aveo, foi testado em impacto frontal e lateral conforme os últimos protocolos do Latin NCAP. O resultado foi de zero estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil.
De acordo com Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, o mercado está reagindo com antecipação e além dos requisitos governamentais, devido aos testes do Latin NCAP.
“O Latin NCAP faz questão de solicitar aos governos da América Latina e do Caribe que adoptem urgentemente os padrões do teste de impacto frontal e lateral da ONU, os padrões de Controle Eletrônico de Estabilidade e de proteção para pedestres. Assim sendo, pedimos que os testes do Latin NCAP sejam obrigatórios para todos os veículos do mercado, permitindo aos consumidores terem informação clara sobre a segurança oferecida pelo modelo que desejam comprar. Os consumidores da América Latina e do Caribe não deveriam pagar mais pela segurança global básica que é proporcionada às economias desenvolvidas”, explica.
As informações são do Latin NCAP