Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de fevereiro de 2024

Saiba como as altas temperaturas podem afetar o funcionamento dos fluidos do carro

As condições térmicas afetam os veículos, especialmente durante o período de férias de verão.


Por Pauline Machado Publicado 08/02/2024 às 15h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Fluidos do carro
A manutenção preventiva dos fluidos do carro é essencial. Foto: minervastock para Depositphotos

O Brasil se destaca por vários aspectos, dentre eles, o clima. No verão, por exemplo, somos conhecidos pelas elevadas temperaturas e ondas de calor frequentes que se estendem por meses, como as que temos vivenciado ultimamente. No entanto, o que nem todos sabem é que essas mudanças não apenas influenciam nosso dia a dia, mas também demandam atenção redobrada, tanto para saúde quanto para o desempenho dos carros.

Assim que o termômetro sobe, é preciso ficar alerta. Afinal, as implicações do clima vão além do desconforto pessoal, impactando diretamente na autonomia dos automóveis, desde o aumento do desgaste dos pneus até o risco de superaquecimento do motor e falhas elétricas, trazendo desafios extras aos motoristas. Diante dessa realidade, Luis Fernando Sabino, especialista técnico de Soluções para Combustíveis e Lubrificantes da BASF América do Sul, destaca como crucial entender como as condições térmicas afetam os veículos, especialmente durante o período de férias de verão.

“A manutenção preventiva e o conhecimento sobre o comportamento dos fluidos do carro sob calor intenso podem ser a chave para evitar contratempos, assegurando viagens mais seguras aproveitando o período de descanso com maior tranquilidade”, assegura.

Finalidades e tipos de fluidos

Para melhor compreensão sobre o papel dos fluidos, imagine-os como água em um sistema de irrigação do carro. Nos dias quentes a água ajuda no bom funcionamento de todo o veículo, seja refrigerando ou limpando as impurezas. Assim como o fluido de freio é vital para a segurança e uma frenagem eficaz, pois transmite a pressão do pedal de freio para as rodas, permitindo que o veículo pare. O alerta está nos dias de altas temperaturas, em que esse fluido pode ter redução em sua eficiência, por isso, é importante escolher produtos de alta qualidade e sempre seguir as recomendações do fabricante.

Outro fluido fundamental, segundo o executivo, é o de arrefecimento. Ele também conhecido como fluido de radiador, que age como um protetor contra o superaquecimento do motor, absorvendo o calor gerado pela combustão. Sua manutenção ajuda no balanceamento da temperatura. Além disso, evita problemas relacionados ao calor extremo, além de proteger o motor contra danos às juntas, vedantes e componentes eletrônicos do veículo.

Existe ainda o fluido de transmissão, que muitas vezes é deixado de lado. Ele desempenha papel vital na lubrificação e no resfriamento do sistema de transmissão. Nas altas temperaturas, as demandas sobre esse fluido aumentam. Por isso, manter o nível adequado e trocá-lo conforme as recomendações do fabricante é como garantir que as engrenagens continuem trabalhando normalmente.

“Vale ressaltar que a umidade e o calor do verão podem impactar em todos esses líquidos do seu automóvel. Portanto, é indispensável verificar regularmente todos os níveis, principalmente em longas viagens sob o sol”, orienta Sabino. “Por fim, compreender como as altas temperaturas afetam o funcionamento dos fluidos do seu carro não é apenas uma questão técnica, mas uma estratégia essencial para enfrentar os desafios térmicos do nosso verão. Ao adotar práticas de manutenção preventiva e estar atento aos sinais de desgaste, você não apenas prolonga a vida útil do seu veículo, mas também garante viagens mais tranquilas e seguras, aproveitando ao máximo do seu carro e de suas férias”, enfatiza e finaliza o especialista técnico de Soluções para Combustíveis e Lubrificantes da BASF América do Sul.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *