Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de julho de 2024

Uber adolescentes: jovens já podem solicitar corridas pelo aplicativo com a supervisão dos responsáveis

Ainda como projeto piloto, o Uber Adolescentes permite que adolescentes possam pedir suas próprias viagens, desde que com a supervisão de um responsável.


Por Pauline Machado Publicado 16/11/2023 às 15h00
Ouvir: 00:00
Uber adolescentes
O Uber adolescentes agora chega ao Brasil. Foto: monkeybusiness para Depositphotos

No dia 1º de novembro último, a Uber deu início a um novo recurso em seu aplicativo. Assim, passou a possibilitar que jovens possam pedir corridas com a supervisão dos responsáveis. Ainda como projeto piloto, o Uber Adolescentes permite que adolescentes de 12 a 17 anos de idade possam criar contas no aplicativo da companhia e pedir suas próprias viagens. No entanto, sempre com a supervisão de um responsável.

O recurso foi lançado primeiramente nos Estados Unidos, localidade onde surgiu o projeto a partir de resultados de pesquisas feitas com usuários americanos. De acordo com o levantamento, mais da metade dos responsáveis por adolescentes informaram já ter tido de escolher entre levar os filhos a algum lugar e ir a um compromisso profissional. E 40% dos jovens já deixaram de ir a um evento pela falta de uma alternativa de transporte.

“Sabemos que os pais ou responsáveis não conseguem levar os filhos adolescentes para todas suas atividades sempre. E o transporte por aplicativo pode ser uma alternativa segura para as pessoas se deslocarem”, considera a diretora geral da Uber no Brasil, Sílvia Penna.

Posteriormente o Uber Adolescente seguiu para o Canadá e agora chega ao Brasil, já em funcionamento nas cidades de Campinas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR) Florianópolis (SC), Sorocaba (SP) e São José dos Campos (SP).

Como funciona

De acordo com informações da plataforma, após a criação da conta no Uber Adolescentes, toda vez que o jovem solicitar uma corrida, seus responsáveis serão informados e atualizados, em tempo real. Assim, podendo acompanhar a viagem desde o embarque até o desembarque, e até ligar para o motorista, se for necessário.

O novo recurso contempla todas as mesmas ferramentas de segurança disponibilizadas pelo aplicativo como confirmação da viagem por código (U-Código). E, após confirmação do aceite, gravação de áudio de todas as viagens (U-Áudio), entre outros.

Para configurar a nova modalidade dentro do perfil familiar no aplicativo, basta que o responsável envie um convite ao adolescente para criar uma conta. Este vai receber um link para baixar o aplicativo no seu celular.

Após instalado o aplicativo, ele deverá criar sua nova conta de adolescente e concluir um processo obrigatório de conteúdo educativo de segurança. Dessa forma, ficando com a conta vinculada à do seu responsável. A partir de então, os adolescentes poderão começar a usufruir da nova modalidade e pedir viagens por conta própria.

A Uber informou ainda que os recursos de segurança são padrão para essas contas e não podem ser desligados ou desconfigurados pelo adolescente, pelo motorista parceiro ou pelos responsáveis. Portanto, os jovens sempre terão acesso a eles tocando um botão, com exceção da gravação de áudio, recurso que o adolescente precisa dar um aceite antes de torná-la padrão para todas as suas viagens no aplicativo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *