Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Semáforo com sinal sonoro: quais os benefícios para pessoas com mobilidade reduzida? 

Segundo IBGE, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 8,9% da população. Por isso esse sinal é tão importante!


Por Accio Comunicação Publicado 01/11/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

Para as pessoas com dificuldade de locomoção, cruzar uma via nem sempre é uma tarefa fácil. O semáforo com sinal sonoro é um equipamento que auxilia pessoas com deficiência visual ou com mobilidade reduzida a atravessar as vias em segurança. 

Semáforo marca sinal vermelho, alertando motoristas sobre a necessidade de parar o veículo.
Foto: Freepik.

Esses equipamentos são instalados em ruas e avenidas onde há intenso fluxo de veículos e periculosidade. Além disso, esses semáforos especiais possuem um mecanismo que emite sinal sonoro suave, intermitente e sem estridência.

Segundo IBGE, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 8,9% da população. Por isso esse sinal sonoro é tão importante!  

Como o semáforo sonoro funciona? 

O mecanismo de sinalização sonora emite sons específicos. Ao se aproximar, a pessoa com deficiência visual ou com mobilidade reduzida pressiona a botoeira e, segundos depois, ouvirá um som que sinaliza o momento seguro para cruzar a via em segurança

Além disso, em Curitiba, capital do Paraná, o equipamento conta com a funcionalidade do cartão transporte coletivo.  

Entretanto, não é uma prioridade para o uso do sinal sonoro. Basta apenas apertar e aguardar o sinal abrir. 

“Além das botoeiras de pedestres, nós estamos instalando as câmeras nos semáforos que acompanham em tempo real o fluxo de cada via. Isso serve para melhorar o funcionamento do equipamento a cada dia,”, complementa Pedro Darci da Silva Jr, diretor de Operações da Setran de Curitiba. 

Assista ao comentário completo de Pedro Darci da Silva Jr sobre os benefícios do semáforo com sinal sonoro para pessoas com mobilidade reduzida, no programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Elibia
    23/02/2024 às 09:06

    Esse sinal sonoro funciona das 8h às 20h todos os dias, são 12h de sinal sonoro ini terruptos na cabeça das pessoas que moram nesses locais, é como se tivéssemos morando dentro de uma UTI hospitalar com barulho de monitoramento. Os DV visuais que andam pelas ruas são treinados e acham as botoeiras sem a necessidade desse sinal continuo. Além do quê são várias botoeiras no mesmo cruzamento que confundem a audição( apurada) do Deficiente Visual. Coloquem piso tátil, coloquem agentes de trânsito para ajudá_los, proporcionem aulas de orientação e mobilidade para DV, seria muito melhor e não incomodariam os moradores dessas regiões. Lamentável essa atitude da prefeitura de santos! Estamos reclamando desse barulho deste a sua instalação, como se já não tivéssemos incômodos o suficiente para nos privar de sossego! Agora temos que ficar com as janelas fechadas 12h por dia! Que falta de preparo do serviço público! Falta de conhecimento e compromisso com i bem estar da população.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *