Transporte por biomassa já está acontecendo
Segundo relatório da Agência Internacional de Energia, a expansão de biocombustíveis será liderada pelo Brasil e pela Índia em 2023 e 2024
Não é segredo que a busca por alternativas sustentáveis no setor de transporte tem se tornado cada vez mais urgente. Porém, isso traz a pergunta: o futuro do trânsito é sustentável?
Em 2023, 19 países formaram uma aliança na Cúpula do G20, em Nova Dehli, na Índia. O objetivo era discutir a produção sustentável e o uso do transporte por biomassa no mundo (incluindo o Brasil).
Além disso, a Agência Internacional de Energia (do inglês, IEA – International Energy Agency) defende que a produção global de biocombustíveis sustentáveis deve triplicar até 2030. Com isso, o resultado esperado é chegar a zero emissões líquidas até 2050!
O que é o transporte por biomassa e por que ele é importante?
Em resumo, biocombustíveis nada mais são do que combustíveis derivados de biomassa. Esse material é criado a partir de materiais orgânicos renováveis, como plantas e microrganismos por exemplo. Ou seja, o objetivo do transporte por biomassa é reduzir a poluição na atmosfera.
No Brasil, as estratégias acontecem principalmente para a produção de etanol (um biocombustível criado a partir do processamento da cana-de-açúcar) e de óleos vegetais ou gorduras animais para o biodiesel. Ambos os combustíveis contribuem com o transporte por biomassa, que são os resíduos da produção desses vegetais.
É possível aplicar o transporte por biomassa no trânsito público?
Em 2009, a URBS S/A, de Curitiba (PR), passou a utilizar em parte de sua frota de ônibus, o B100 de origem 100% vegetal. Com isso, a cidade se tornou a primeira capital da América Latina a utilizar em parte de sua frota de ônibus o Biodiesel. Ou seja: a biomassa no transporte público não é um assunto recente!
Como resultado, testes de dinamômetro apontaram:
- Redução de 25% nos índices de opacidade;
- E a redução de 30% nos índices de emissões de monóxido de carbono.
Já em campo, foi constatada a redução de 67,74% dos índices de opacidade (fumaça).
A cidade de São Paulo (SP) também deu um passo para inovar. Em 2023, a capital paulista adquiriu 50 novos ônibus elétricos. Apesar do transporte não ser por biomassa, a atitude colabora para uma diminuição importante na emissão de CO2 na atmosfera.
Qual a sua opinião sobre essas iniciativas? Conhece algum outro projeto importante que utilize a biomassa? Compartilhe nos comentários!