Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de fevereiro de 2024

Posso instalar luzes de Natal no carro? 

Instalar luzes de Natal no seu carro pode ser uma maneira divertida e criativa de entrar no espírito das Festas de Natal e de fim de ano. Confira dicas e também um passo a passo para decorar o seu veículo


Por Accio Comunicação Publicado 10/12/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Instalar luzes de Natal no seu carro pode ser uma maneira divertida e criativa de entrar no espírito das Festas de Natal e de fim de ano. Entretanto, antes de começar, vale verificar junto aos órgãos de trânsito (principalmente com o Detran do seu estado) quais as regulamentações locais de trânsito

Dessa forma, você se certifica de que seu “carro natalino” não irá oferecer risco para você ou para os demais condutores e pedestres no trânsito. 

Visão interna de veículo decorado com luzes natalinas e carregado de presentes.
Foto: Envato.

Confira a seguir, um guia para ajudar você a instalar luzes de Natal no seu veículo

Quais os materiais necessários? 

  1. Luzes de Natal: aqui vale escolher luzes de baixa voltagem e LED. Isso porque essas luzinhas são mais eficientes e consomem menos energia. 
  2. Fita adesiva: use fita adesiva de alta qualidade (e com alto poder de fixação) para manter as luzes fixas em seu veículo de forma segura. 
  3. Grampos de plástico: esses grampos podem ser úteis para prender as luzes de Natal em locais específicos do seu veículo, como no painel interno, por exemplo. 
  4. Cabos e extensões: dependendo do tamanho do seu carro, pode ser necessário usar cabos extras ou extensões para conectar as luzes de Natal. 
  5. Adaptador de isqueiro: para alimentar as luzes de Natal, vale usar um adaptador para o plugue de isqueiro. Isso porque a voltagem normalmente disponibilizada por entradas USB é muito baixa para sustentar as luzes de Natal. 

Como instalar luzes de Natal no seu veículo 

December plans. Holidays and Christmas preparation.
December plans. Holidays and Christmas preparation.

1. Planejamento: 

Primeiramente: hora de se debruçar sobre a prancheta! Ou seja, crie um projeto e coloque sua ideia no papel. O que você quer fazer? Quer contornar o seu carro com luzes de Natal? Para fazer isso você vai precisar de quantos metros de luzes?

Entretanto, vale ressaltar: evite cobrir luzes de sinalização ou prejudicar sua visibilidade pelo para-brisas. 

2. Teste as luzes: 

Certifique-se de que todas as luzes estão funcionando corretamente antes de começar a instalação. 

3. Preparação do carro: 

Limpe as áreas onde você planeja fixar as luzes. Isso garantirá uma melhor aderência melhor, pois retira a poeira ou excesso de sujeira das superfícies. 

4. Fixação das luzes: 

Use fita adesiva e/ou grampos de plástico para fixar as luzes pelo veículo. Após a instalação, certifique-se de que as luzes estão bem fixas. 

5. Conexão elétrica: 

Conecte as luzes já instaladas e fixadas usando cabos e extensões, se necessário. Aqui vale um cuidado extra tanto em relação aos fios (que devem estar bem protegidos) quando a voltagem das luzinhas de Natal que instalou. Dessa forma você evita o risco de um curto-circuito no painel elétrico do seu veículo. 

Zoom de luzes e outros enfeites de Natal.
Foto: Envato.

6. Conexão ao veículo: 

Conecte as luzes ao adaptador de isqueiro do seu carro. Certifique-se de que o cabo não interfere com a condução e que não há riscos de acidentes. 

7. Teste novamente: 

Após a instalação, teste novamente as luzes para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. 

Por fim, vale ressaltar que, antes de instalar qualquer modificação elétrica em seu veículo, sempre é importante consultar um especialista em elétrica automotiva

E aí, já viu algum carro natalino transitando em sua cidade? Na sua região tem aqueles caminhões natalinos ou Trem do Papai Noel? Compartilha com a gente aqui nos comentários? 

Leia também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *