Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de fevereiro de 2024

Quando fazer a revisão do seu carro? 

A revisão veicular é uma manutenção necessária para garantir o funcionamento adequado do seu veículo. Confira quando você deve fazer a revisão do seu carro


Por Accio Comunicação Publicado 26/11/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A revisão veicular nada mais é que um check-up geral do veículo. Ou seja, é fundamental para evitar problemas mecânicos ou elétricos durante qualquer trajeto. 

Na revisão são verificados todos os componentes que podem precisar de manutenção ou substituição, seja por mau funcionamento ou por desgaste natural. 

Entretanto, uma dúvida frequente entre os motoristas recém-habilitados (também comum entre condutores mais experientes) é: quando deve ser feita a revisão do seu carro

Quando fazer a revisão do carro? 

Para veículos 0 km, a revisão veicular deve acontecer nas concessionárias. Essa é a melhor forma de manter a garantia de fábrica do veículo. Sendo assim, o recomendado é fazer a revisão a cada 10.000 km ou dentro do período de um ano. 

visão de dois mecânicos trabalhando em um carro
Foto: Freepik

Já para veículos seminovos (e que estão fora da cobertura de fábrica), recomenda-se manter o intervalo de 10.000 km para fazer as manutenções. 

Por outro lado, para veículo usados, ou seja, com mais de cinco anos de uso, o indicado é diminuir os prazos de revisão. Neste caso, faça as revisões veiculares a cada 5 mil ou 7 mil km. 

O tempo necessário para fazer a revisão varia de veículo para veículo, mas costuma ter uma duração média de 30 a 40 minutos. 

Revisão na concessionária ou na oficina mecânica? 

Quando você faz a revisão veicular na concessionária, além do serviço especializado, você também conta com a utilização de peças originais. Além disso, ao tornar isso um hábito, no momento da revenda o veículo é provável que você consiga um valor melhor. Isso porque seu veículo estará em um melhor estado geral de conservação, devido a qualidade das peças renovadas ao longo dos anos. 

Por outro lado, a revisão veicular em uma oficina mecânica de confiança, garante preços mais acessíveis. Porém sempre é importante verificar a autenticidade das peças. Dê preferência à peças originais, pois o contrário pode comprometer a durabilidade do seu veículo e exigir mais manutenções. 

Quantos quilômetros pode passar do tempo de revisão? 

Sobretudo, o indicado é fazer antes do prazo recomendado pelo fabricante. Ou seja, a tolerância para passar do tempo de revisão é de, no máximo, 2.000 km. 

Você já passou do tempo de revisão do seu carro? Compartilhe nos comentários a sua experiência!

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *