Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de fevereiro de 2024

Quais carros que vão sair de linha esse ano? 

Confira os modelos que algumas montadoras podem encerrar a fabricação ainda esse ano!


Por Accio Comunicação Publicado 27/11/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O ano de 2022 marcou a despedida de alguns modelos de veículos bastante conhecidos pelos brasileiros. Com isso, modelos como o Gol e o Voyage, ambos da Volkswagen, o Renault Sandero e o Hyundai ix35 deixaram as linhas e montagem. Em 2023 não será diferente e alguns outros modelos de carro serão descontinuados. 

Nesse sentido, os principais motivos pelos quais tantos veículos que fizeram sucesso estão saindo de linha são:

  • a escassez de componentes eletrônicos, fazendo com que os fabricantes tenham optado estrategicamente por fabricar menos veículos populares, substituindo-os por veículos de maior valor;
  • as regulamentações ambientais restritivas para a emissão de poluentes do Proncove, por exemplo, na prática, fizeram com que as fábricas fossem obrigadas a abandonar motores que vinham fabricando há décadas, e que deixaram de ser eficientes;
  • a substituição, na linha de montagem, por veículos mais tecnológicos, movimento que foi acelerado nos últimos anos;
  • a eliminação de veículos que já não demonstravam mais rentabilidade.

No entanto, ao ter a produção descontinuada, outro fator pode influenciar o futuro desses veículos é a perda de valor de mercado

Confira a seguir, 7 carros que deixaram ou deixarão de ser fabricados no Brasil

visão de vários carros em uma linha de produção
Foto: Freepik

Volkswagen Gol

O Volkswagen Gol, iniciou as vendas e a fabricação no Brasil em 1980. Ou seja, foram 43 anos de produção e mais de 5 milhões de modelos vendidos. 

Além disso, o ícone das estradas brasileiras teve várias versões, sendo eles: Gol G1, Gol G2, Gol G3, G4, G5, G6, Gol G7 e por último Gol G8. 

Portanto, o processo de encerramento da produção do modelo teve início em 2021 e comunicado pelo presidente da Volkswagen da América do Sul, mas deixou de ser fabricado, definitivamente, em dezembro de 2022. 

Renault Captur, Logan e Sandero

A despedida do Renault Captur vem com a chegada do Mégane E-Tech. Assim como o Renault Logan, lançado em 2004 e revendido no Brasil desde 2006, também deixará as fábricas do país.  

Por fim, o modelo Sandero 1.0 Stepway, que perdurou por 15 anos, também vai sair de linha para dar espaço para um novo SUV da marca francesa, que chegará ao mercado em 2024. 

Kia Cerato 

A Kia interrompeu as vendas e a produção do Cerato no Brasil. Isso porque no primeiro semestre deste ano, o país registrou apenas 14 exemplares do carro vendidos.

Chevrolet Bolt UEV 

O CEO da General Motors anunciou o fim do modelo Chevrolet Bolt EUV semanas antes do lançamento no Brasil. 

Portanto, para não perder as unidades já importadas, a Chevrolet informou que o Bolt EUV ainda está no mercado. A marca pretende oferecer uma primeira experiência com os veículos elétricos para os clientes da marca antes da chegada dos modelos Equinox EV e Blazer EV. 

Fiat Uno

Fundada em 1899 em Turim, na Itália, a FIAT chegou ao Brasil em 1973 na cidade de Betim, MG, na região metropolitana de BH. Desde essa época, o Fiat UNO ganhou popularidade e se tornou um dos mais vendidos do país. 

Além disso, o modelo contou com oito versões e se manteve no mercado brasileiro por 38 anos. Mesmo com tantos anos de sucesso, o “Uninho” irá se aposentar e sair de linha ainda esse ano.

Veja também no Portal do Trânsito: 

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *