Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Novas tecnologias para segurança na moto 

Confira as novidades em equipamentos de segurança para motociclistas. 


Por Accio Comunicação Publicado 14/04/2024 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
tecnologias para aumentar a segurança de motociclistas
Tecnologia para motos: confira novidades de 2024

Não há nada igual a pilotar uma moto. A sensação de liberdade, facilidade de locomoção e até mesmo a redução de estresse são alguns dos pontos destacados por quem ama esse veículo. Entretanto, mais do que tudo isso, a segurança na moto não pode ficar para trás.  

Desde a primeira bicicleta motorizada criada em 1885, a Daimler Reitwagen, a segurança na moto evoluiu e muito. Quadro, freio e pneus, praticamente tudo mudou para priorizar o bem-estar e a segurança do motociclista. 

Sendo assim, acompanhando essa evolução, aqui estão 3 novas tecnologias para segurança na moto. 

Quais são os novos equipamentos de segurança para o motociclista? 

Airbag autônomo 

O novo airbag “Air-Tech 5” da Alpinestars chegou ao Brasil em 2020. Conta com uma central eletrônica que detecta uma colisão com recursos de inteligência artificial.  

Além disso, 6 sensores (3 acelerômetros e 3 giroscópios) monitoram em tempo real a velocidade, aceleração e posição do piloto. Em outras palavras, em apenas 40 milissegundos, o airbag para motociclista infla, por meio do acionamento de dois reservatórios que liberam gás argônio. Importante informar que o airbag não é instalado na moto, e sim da vestimenta do motociclista, principalmente da jaqueta, que infla protegendo ombros, peito, costelas e toda a região das costas, principalmente a coluna vertebral.

Freio ABS 

47% dos acidentes de moto são causados por falha ou hesitação do motociclista em frear, segundo o German In-Depth Accident Study (Gidas).  

Diante desse problema, o freio ABS tem um sistema de antibloqueio que evita o travamento das rodas e a perda de controle da motocicleta, mesmo em uma frenagem de emergência em superfícies escorregadias, garantindo a segurança na moto. 

Sensor de medição inercial 

Tecnologicamente avançado, o sensor detecta a posição da motocicleta em 3 eixos, capaz de calcular inclinação em curvas, aceleração e até mesmo a frenagem. Dessa forma, o sensor de medição inercial transmite parâmetros mais precisos. 

São equipamentos obrigatórios na motocicleta? 

Com exceção do Freio ABS, que segundo a legislação brasileira deve ser equipado em motos acima de 300 cc, nenhuma dessas tecnologias para segurança na moto são obrigatórias. Apesar disso, investir em segurança e estar por dentro das novidades pode fazer toda a diferença.

E você, o que mais utiliza além do capacete e das luvas para se manter seguro em uma moto? Compartilhe com a gente nos comentários.  

Leia também no Portal do Trânsito:

Quando fazer revisão de moto? 

Quais são as regras de trânsito para motociclistas? 

Quais as regras para colocar baú na moto? 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *