Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Quais são as regras de trânsito para motociclistas? 

As regras para os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores estão descritas nos artigos 54 do Código de Trânsito Brasileiro. Confira porque você deve ficar atento a elas


Por Accio Comunicação Publicado 17/02/2024 às 13h30 Atualizado 20/02/2024 às 15h41
Ouvir: 00:00

Segundo dados são Abraciclo – associação que reúne as principais fabricantes de motos no Brasil – em 2023, foram registrados cerca de 36,9 milhões de motociclistas no país, portadores da Carteira Nacional Habilitação (CNH) na categoria A. 

O número de motos é menor que o número de carros no Brasil, no entanto, o número de acidentes envolvendo motociclistas ainda chama a atenção.  

De acordo com um levantamento realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo (SP), somente na cidade de São Paulo, 50% dos sinistros são causados por motociclistas

casal-andando-de-moto-em-torno-de-uma-bela-paisagem
Foto: Freepik

Quais as regras de trânsito para motocicletas? 

De acordo com o artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro, os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias: 

  • Utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;
  • Segurando o guidom com as duas mãos;
  • Usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.

Da mesma forma, há algumas regras que também se aplicam para os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores: 

  • Uso de capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;
  • Usar vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN;
  • Proibido o transporte de menores de 10 anos em motocicletas.
closeup-tiro-de-um-homem-segurando-seu-capacete-de-motocicleta-com-uma-distancia-borrada
Foto: Freepik

Capacete tem data de validade? 

O capacete é o principal equipamento de segurança dos motociclistas. Porém, mesmo assim, diversos condutores dispensam o equipamento. Infelizmente, essa atitude coloca em risco a segurança do próprio piloto. 

Segundo a Resolução n° 940/22 do CONTRAN, para circular em vias públicas, o uso do capacete pelo condutor e pelo passageiro é obrigatório. Da mesma forma: 

  • Os capacetes devem estar devidamente afixados à cabeça do condutor e à do passageiro e presos debaixo do maxilar inferior.
  • O capacete deve ser equipado com dispositivo retrorrefletivo nas partes laterais e traseira e ter a etiqueta interna com a logomarca do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), especificada na norma NBR 7471/2001.
  • O capacete deve estar em boas condições de uso, sem avarias que possam comprometer a segurança do condutor ou do passageiro.

Apesar do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não exigir a validade do capacete, é recomendado trocar esse equipamento a cada 3 ou 5 anos. Outro ponto importante é a substituição imediata após qualquer choque, mesmo que não haja danos visíveis. 

Você já sabia sobre as regras de trânsito para motociclistas? Compartilhe nos comentários a sua opinião! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *