Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

PM tenta modificar cultura do trânsito com curso online de conscientização


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/10/2012 às 03h00 Atualizado 09/11/2022 às 00h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Lançado durante a “Semana Nacional de Trânsito 2012”, o curso online de conscientização no trânsito da Polícia Militar busca ensinar e reforçar práticas para uma circulação mais segura e que, ao fim, conquiste uma diminuição no número de mortes, que hoje é alarmante. Dados da PM apontam que ano passado 4.762 pessoas morreram em acidentes no Estado de São Paulo. De janeiro a agosto deste ano, já foram registradas 3.051 vítimas.

As receitas básicas de segurança sobre rodas não mudam, mas as pessoas continuam se acidentando; trata-se da nona causa de mortes em todo o mundo. Assim, o curso propõe uma nova maneira de estudar o assunto. Para a tenente da Polícia Militar Ana Paula Petter Salles de Carvalho, a mudança de comportamento é conquistada ao passo em que há uma mudança de cultura, “como o cinto de segurança tempos atrás em que não se tinha o hábito de usar, mas que a partir de incentivo em campanhas e cobrança, o costume foi modificado”.

São vários os erros cometidos com frequência e que precisam ser modificados: falar ao celular, transpor sinal vermelho, mudar de faixa sem dar seta. De todas, a mais problemática é dirigir embriagado. Por isso, o curso de conscientização é mais uma ferramenta para que a cultura de beber e dirigir seja modificada. “A gente percebe que é um hábito. A ideia é fazer com que a população entenda que dirigir embriagado pode matar pessoas inocentes, que o ato coloca a vida da própria pessoa em risco e, também, a de terceiros”, explica a tenente.

O curso é interativo e guiado por policiais e uma família que comentam sobre relacionamento, legislação, direção defensiva e primeiros socorros. São três tipos de linguagem: infantil, adolescente e adulto. O público infantil é importante não só para conscientizar futuros motoristas, mas também para que eles próprios deem o exemplo aos seus pais.

Acesse o curso, o cadastro é rápido e ao fim é possível gerar um certificado.

FONTE: Portal do Governo do Estado de São Paulo

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *