FOTO: Divulgação
O primeiro posto de recarga rápida de veículos elétricos no Brasil foi instalado na Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE/USP), em São Paulo, na última sexta-feira (28). Em fase de testes, a iniciativa é parte de uma parceria entre a EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, com a Fundação Instituto de Administração (FIA), o instituto e a Sinapsis.
Neste ponto de abastecimento, os veículos com uma autonomia em torno de 180 km levam até 30 minutos para recarga da bateria, que é normalmente limitada em 80% de sua capacidade máxima, a fim de prevenir danos. Os eletropostos de carregamento lento, em corrente alternada com 3,7kVA de potência, levam até 8 horas para realizar a mesma tarefa.
O projeto está aberto a convênios com instituições públicas que queiram abastecer seus veículos elétricos nos 3 eletropostos instalados no IEE (recarga rápida, lenta e residencial). O serviço será oferecido para organizações públicas da cidade de São Paulo que estejam atualmente usando ou operando veículos elétricos.
Os três eletropostos foram fabricados pela Efacec, empresa fornecedora de carregadores elétricos para o projeto de mobilidade elétrica em Portugal. O de carga rápida segue especificações da Europa, Japão e EUA e tem 50kW de potência de saída em corrente contínua.
FONTE: Auto Esporte
Mariana Czerwonka
Artigos Recomendados Para Você
Nova lei de trânsito: uso do farol baixo durante o dia em rodovias vai mudar a partir da semana que vem
A obrigatoriedade da utilização de luz baixa em rodovias, durante o dia, valerá apenas naquelas de pistas simples. A partir do próximo dia 12, entrará em vigor a Lei 14.071/20,…
Exame toxicológico: como será a cobrança do exame entre as renovações da CNH?
Diferente do que está sendo veiculado, não será necessário portar o laudo do exame toxicológico para comprovação da realização do exame. *Atualizado em 09/04 às 12h30 A nova lei de…