Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Vacinação em drive-thru? Saiba quais cuidados você deve tomar


Por Agência de Conteúdo Publicado 13/07/2021 às 16h40 Atualizado 08/11/2022 às 21h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Mesmo que esse sistema seja considerado mais seguro, ainda existem cuidados indispensáveis na hora da vacinação em drive-thru.

Vacinação em drive-thruFoto: Divulgação Detran/MA

Todo mundo já sabe da alta taxa de contágio do coronavírus. Ela faz com que a doença se espalhe com muita facilidade pelo toque e até mesmo pelo ar. Pode ser  através da fala ou do simples ato de respirar. Por isso, alguns métodos de vacinação foram adotados para evitar justamente o que é mais perigoso nesta pandemia: a aglomeração.

Milhares de postos de imunização por todo o país adotaram o sistema drive-thru para a aplicação de vacinas.

E sim, funciona igual o drive-thru das redes de fast food – você não precisa sair do carro e tem o mínimo de contato possível para pegar o seu lanche.

Vários municípios apostaram nesse esquema de vacinação como uma maneira mais segura, que evita as aglomerações.

Mas, como você já deve imaginar, por mais que essa seja uma boa alternativa, não há uma garantia 100% correta de que não haja riscos de contaminação.

Por isso, alguns cuidados devem ser tomados.

Cuidados pessoais

Vamos começar pelo item absolutamente indispensável desde o primeiro momento da pandemia, que começou há mais de um ano: o uso da máscara.

Mesmo que você esteja dentro do seu carro, quando for tomar a vacina no drive-thru, fique com a máscara no rosto quando falar com o profissional que fará a aplicação.

Certifique-se que a máscara que você está usando é de eficácia comprovada e que tenha um bom sistema de filtragem e vedação.

E, como você vai estar dentro do carro e não terá acesso fácil a água e sabão, tenha um frasco de álcool em gel por perto – outro item essencial para os tempos pandêmicos.

O tipo mais recomendado pelos especialistas da área da saúde é o álcool 70%, que apresenta mais eficácia contra vírus e bactérias. Evite as opções inferiores – por serem mais fracas, têm menos potência na hora de combater eventuais fatores contagiantes.

O que você não deve fazer

Quando for falar com qualquer pessoa que esteja fora do carro, mantenha a sua máscara perfeitamente alocada em seu rosto e não tire em momento algum.

O mesmo deve ser feito na hora da aplicação da vacina, por mais rápido que o procedimento seja e por mais que o profissional esteja usando máscara, face shield, óculos e roupas de proteção. Cuidado nunca é demais.

Evite ficar passando a mão pelo rosto ou na sua máscara. Se precisar manuseá-la, faça isso pelas alças ou elásticos, nunca pelo próprio material que protege sua boca e nariz.

Se você precisar preencher ou assinar algum tipo de ficha ou documento, não se esqueça de higienizar as mãos com álcool em gel logo em seguida.

Faça a mesma coisa depois de pegar o seu cartão de vacinação contra a covid – aquele que comprova a sua imunização e tem todas as informações da vacina, da primeira e segunda dose.

Cuidados com carro

Além de todos esses cuidados, você também deve prestar atenção no veículo, afinal, este é o ambiente em que você vai estar para tomar sua vacina no drive-thru.

Mesmo que o contágio da Covid-19 seja mais comum pelo contato humano, estudos já provaram que o vírus consegue sobreviver por horas ou dias em várias superfícies.

Lembra que você deve higienizar as compras do mercado e tudo o que chega pelo correio ou delivery? Esta é a lógica.

Por isso, antes de ir ao local de vacinação em esquema de drive-thru, desinfete o seu carro – dentro e fora – cuidadosamente. O melhor a se fazer, nesse caso, é não ter pressa.

Faça com calma para que você realize uma higienização meticulosa e não se esqueça de nenhum espaço. O perigo mora nos detalhes!

Veja algumas partes do seu carro que merecem cuidados especiais:

  • Volante

  • Botões do painel

  • Maçanetas

  • Porta-objetos

  • Alavanca de câmbio

  • Cinto de segurança

  • Vidro das janelas

  • Rádio e/ou tela multimídia

A dica aqui é prestar atenção no tipo de produto que você vai usar. Para não causar qualquer tipo de dano, escolha soluções próprias para veículos.

Use uma flanela com álcool isopropílico para limpar o painel e o volante, por exemplo. No caso do estofado dos bancos, aposte na mistura de água com sabão neutro e um pano macio.

Depois da vacinação em drive-thru

Pronto, você passou pelo drive-thru. Finalmente conseguiu tomar a sua dose da vacina contra o coronavírus, seja a primeira ou a segunda.

Você tomou todas as medidas necessárias para garantir a sua proteção durante a vacinação – não tirou a máscara do rosto, limpou as mãos com álcool em gel e higienizou seu carro antes de sair de casa.

Agora, mesmo depois da tão sonhada agulhada no braço, o trabalho ainda não acabou.

Ao voltar para casa, desinfete os documentos que você teve que apresentar para realizar o procedimento – como carteira de identidade, comprovante de endereço, entre outros. Use soluções que não vão estragar os materiais e deixe tudo descansando em local arejado, incluindo o cartão de vacinação.

Os cuidados com o carro que já falamos anteriormente nesse texto também devem ser refeitos. Repita todo o processo de limpeza com bastante cuidado. Tenha atenção dobrada para as áreas que você teve mais contato e que acha serem necessárias.

Por último, faça a sua higiene pessoal. De preferência, tome um belo banho e coloque suas roupas para lavar, para garantir que não haverá nenhum resquício do vírus em você.

Como tudo o que se trata do coronavírus, todo cuidado é pouco. Por ser uma doença altamente contagiosa, você não pode ter preguiça de fazer tudo o que puder para proteger a sua saúde e daqueles que estão ao seu redor.

Seja consciente e responsável. Faça a sua parte.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *