Nova febre do momento no trânsito
Há meses tenho visto algo que virou moda – filmar e postar nos stories das redes sociais enquanto está conduzindo um veículo. Eu já tentei, mas não consigo entender o motivo disso. Fico indignada quando vejo isso (nem poderia ser diferente né). Me parece que querem colocar para filmar para compartilharem a música que estão ouvindo, ou somente para sabermos que está dirigindo.
Embora isso seja algo sem sentido algum e não importando muito o motivo que essa ação tenha, o mais importante para todos é esclarecer sobre o perigo dessa atitude.
Embora muitos não se importem com isso, todos sabemos (ou não, pelo que parece) dos perigos que é manusear esse aparelho tão inocente quando conduzimos. Muitos dizem que não há perigo pois o celular está preso no suporte, mas venho com esse
artigo falar algumas verdades para refletirmos e tentar fazer com que alguns possam se conscientizar dessa atitude.
Para colocar o celular no suporte, se já não estiver, a pessoa irá perder ao menos 7 segundos, com o veículo em movimento a apenas 30 km/h se anda quase 60 metros, sem atenção, sem ver de verdade o que se passa à sua frente, se o semáforo estiver fechado, você pode no mínimo não ver ele abrir, atrapalhando o trânsito, pode ser assaltado, ou pode ser autuado, e a multa é gravíssima nessa situação, uma pessoa recém habilitada, irá perder sua PPD que foi tão difícil conseguir (pois é, tenho visto permissionários fazendo isso, e pior, foram meus alunos, o que eleva muito a minha indignação).
Ok, colocado para filmar e dirigindo o veículo, não vejo a mínima possibilidade de esse condutor conseguir dirigir sem olhar diversas vezes para a tela do celular, por simples e pura curiosidade, algo natural do ser humano, e novamente, isso faz com que esse condutor perca a atenção do que pode ser importante.
Quer colocar uma câmera? Acho ótimo e ainda incentivo, mas em local que não tire nada da atenção e concentração necessária para algo que tira tantas vidas (média de 120 por dia) e invalida mais ainda (média de 800 por dia), sem contar as batidinhas que nos dão muita dor de cabeça desnecessária.
Vamos evitar isso e dirigir com segurança.