19 de dezembro de 2025

Especialistas advertem: falha mecânica MATA!


Por Mariana Czerwonka Publicado 11/06/2010 às 03h00
Ouvir: 00:00

Na última quinta-feira (10/06) ocorreu um grave acidente em Curitiba/Pr envolvendo um ônibus de transporte coletivo. O motorista alegou ter perdido o controle do veículo quando os comandos de direção, aceleração e freios não responderam. Devido a esta condição, o motorista passou em sinal vermelho, atingiu dois carros, matou dois pedestres e feriu mais de 30 pessoas.

Seja em menor ou maior proporção, tragédias como esta acontecem todos os dias no Brasil. Estudos da área constatam que 4% dos acidentes de trânsito são causados por falha mecânica. Isto significa, segundo dados do DENATRAN, que só em 2008, por exemplo, ocorreram 17.159 acidentes com vítimas no Brasil devido a falhas mecânicas nos veículos.

Manter o veículo em bom estado de conservação é obrigação legal do seu proprietário. E isso se aprende durante o curso de primeira habilitação, mais especificamente na disciplina de Mecânica Básica, correto? Será que aprendemos mesmo? Quantas vezes por ano você faz manutenção preventiva e verifica os equipamentos obrigatórios do seu veículo? Honestamente?! “Só quando vai viajar”, a maioria dos condutores responde. Muitos pensam que por terem veículos novos não precisam se preocupar com manutenção, mas não podemos ignorar o número exorbitante de recalls que tem ocorrido ultimamente, não é mesmo?

Mas o que importa é que acidentes causados por falha mecânica podem ser facilmente caracterizados por perícia como negligência do proprietário e, portanto, identificá-lo como principal CULPADO pelo ocorrido. Portanto, se mais pessoas fossem responsabilizadas e PRESAS por este motivo, o número de acidentes e vítimas por falha mecânica dos veículos seria bem menor, você não acha?

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR.Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho.Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

1 comentário

  • Antônio de Pádua Barcellos de Souza
    25/10/2025 às 06:38

    É muito triste ver artigos como este nas mídias. Procurei estatísticas de acidentes por falhas mecânicas em veículos, carretas, caminhões e ônibus e praticamente não existe. Agente vê oficinas sem responsáveis técnicos atuando no mercado, fazendo improvisações, aplicando peças sem qualidade e etc.. Também empresários irresponsáveis que não cuidam da manutenção dos veículos e visão lucros fáceis negligenciando as vidas humanas. A sociedade merece mais atenção. Engenheiros mecânicos deveriam ser acionados para periciar acidentes e se responsabilizar por oficinas que atuam em diagnósticos, manutenção e reparação e veículos, caminhoes e carretas. É o profissional que a sociedade tem para estes assuntos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *