Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024

Especialistas advertem: falha mecânica MATA!


Por Mariana Czerwonka Publicado 11/06/2010 às 03h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na última quinta-feira (10/06) ocorreu um grave acidente em Curitiba/Pr envolvendo um ônibus de transporte coletivo. O motorista alegou ter perdido o controle do veículo quando os comandos de direção, aceleração e freios não responderam. Devido a esta condição, o motorista passou em sinal vermelho, atingiu dois carros, matou dois pedestres e feriu mais de 30 pessoas.

Seja em menor ou maior proporção, tragédias como esta acontecem todos os dias no Brasil. Estudos da área constatam que 4% dos acidentes de trânsito são causados por falha mecânica. Isto significa, segundo dados do DENATRAN, que só em 2008, por exemplo, ocorreram 17.159 acidentes com vítimas no Brasil devido a falhas mecânicas nos veículos.

Manter o veículo em bom estado de conservação é obrigação legal do seu proprietário. E isso se aprende durante o curso de primeira habilitação, mais especificamente na disciplina de Mecânica Básica, correto? Será que aprendemos mesmo? Quantas vezes por ano você faz manutenção preventiva e verifica os equipamentos obrigatórios do seu veículo? Honestamente?! “Só quando vai viajar”, a maioria dos condutores responde. Muitos pensam que por terem veículos novos não precisam se preocupar com manutenção, mas não podemos ignorar o número exorbitante de recalls que tem ocorrido ultimamente, não é mesmo?

Mas o que importa é que acidentes causados por falha mecânica podem ser facilmente caracterizados por perícia como negligência do proprietário e, portanto, identificá-lo como principal CULPADO pelo ocorrido. Portanto, se mais pessoas fossem responsabilizadas e PRESAS por este motivo, o número de acidentes e vítimas por falha mecânica dos veículos seria bem menor, você não acha?

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *