04 de fevereiro de 2026

Mobilidade Urbana


Por Mércia Gomes Publicado 29/01/2016 às 02h00 Atualizado 02/11/2022 às 20h29
Ouvir: 00:00
MobilidadePara solucionar a questão da mobilidade urbana, primeiramente deve-se implantar meio de transporte com qualidade.

A mobilidade urbana, termo empregado para referir–se à trânsito de veículos e pedestres, tem sido muito apresentada como Tema principal nos grandes Congressos e Fóruns de Trânsito, destaca–se que a mobilidade urbana, direciona à condução de transporte individual ou coletivo, sendo mais preciso, em face de carros, motos, ônibus, metrôs, etc.

De acordo com as estatísticas em relação ao número de condutores, e aumento de frotas derradeiramente, o debate sobre mobilidade urbana em relação ao Brasil, tem sido o primeiro e em destaque, haja vista que as grandes Capitais, exemplo São Paulo, tem tido dificuldade em projetar meios para diminuir número de congestionamento diário, circulação de pedestre em aglomeração, e qualidade no meio de transporte público, incluindo ainda aumento de linhas de metrô, o que observamos diversos projetos, prazos de implantação pelas gestões, todavia, dificilmente alcançam a disponibilidade nos projetos em razão do elevado número no congestionamento, aumento de frotas, entre outros.

O maior problema no Brasil referente à mobilidade urbana é em relação ao aumento de uso de veículos individuais em detrimento do uso do transporte coletivo, sendo que para ensejar à utilização do meio coletivo, necessário se faz implantar e inserir transporte com qualidade, disponibilidade em menor tempo/hora para passageiro, aumentar número de pontos e vias exclusivas para trafegar. Ressalta–se que esse assunto deve ser planejado e desenvolvido com estudos para implantação em todas vias necessárias.

Para solucionar a questão da mobilidade urbana, primeiramente deve-se implantar meio de transporte com qualidade, eficiência no trânsito e projetos que estimulam a população ao uso do coletivo, além inclusive da utilização de bicicletas, sendo claro através de implantação de ciclovias e ciclofaixas, assim somando com a diminuição no tempo de deslocamento no coletivo, será alcançado o objetivo comum e saudável para sociedade.

De todo o apresentado, resume- se destacar mais o tema mobilidade urbana e trazer debates que façam alcançar as gestões públicas para regulamentar ações em interesse coletivo, o que trará eficiência nos deslocamentos e meio de transporte para todo condutor e pedestre.

Mércia Gomes

Mércia Gomes é especialista em Legislação de Trânsito e profunda conhecedora do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e Resoluções do CONTRAN. Formada em 2003 pela FADIJ, atua desde 2002 em recursos de multas.Em 2005, teve publicação da Resolução 182/2005 com procedimento para processo de suspensão e cassação da habilitação, quando mergulhou na Capital Paulistana em busca de novos conhecimentos.Passou a residir na Capital, em 2007, e traçou objetivo pela Pós Graduação e diversos cursos com início na carreira focada em coordenar CFC's no campo de processo de suspensão e cassação. Inclusive foi o início como coordenadora e colunista de matérias na Capital seguindo para diversos jornais até ao Jornal do Senado com matérias de legislação de trânsito.Em 2013, iniciou a Especialização em direito e gestão de trânsito com foco na Diretoria da empresa, palestras e futuro na docência. Desde 2014, participa de palestras e cursos, até que em 2017 iniciou com aulas em pós-graduação e outros cursos pela Capital e outros Estados, além do interior de São Paulo com matéria de legislação de trânsito em todos os aspectos.Em 2019, inicia- se a docência com o Instituto de Ensino Superior e cursos para profissionais de trânsito na avenida Paulista, com a Pós graduar e Trânsito Direito.Atualmente, atua como consultora e na docência pela empresa Trânsito Direito e Observatório Nacional de Segurança Viária.Para falar com a Mércia, basta enviar e-mail para transitodireito@transitodireito.com

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *