Conscientização de Trânsito no Fashion Rio
Hoje fiquei sabendo que os dois anos de sucesso da Lei Seca serão festejados no Fashion Rio com a campanha “Quem não respeita a Lei Seca está fora da moda”. Muito interessante! De 27 de maio a 1º de junho, período da semana de moda carioca, uma série de ações de conscientização sobre a importância da lei movimentará os bastidores do evento, que acontece no Píer Mauá. A ação, apoiada pela seguradora Líder Dpvat, recebeu a colaboração de Zeca Pagodinho, notório fã de bebidas alcoólicas. O sambista posou para o fotógrafo Jorge Bispo como o astro da campanha e suas imagens ilustrarão 120 mil flyers e adesivos, que serão distribuídos ao público dos desfiles. “A gente pode até beber, mas com responsabilidade. A Lei Seca está na moda, é isso aí”, defendeu o cantor. Um vídeo institucional, com dados expressivos sobre os benefícios e a eficácia da Lei Seca, será exibido antes de cada grife apresentar sua coleção. Entre as estatísticas que terão destaque na vinheta de 30 segundos de duração, estão a posição do Brasil no ranking mundial de países mais rigorosos no controle e na identificação de motoristas embriagados, além de dados econômicos que sinalizam uma redução de R$ 100 milhões com gastos em acidentes de trânsito. Desde a sua implementação, estima-se que a Lei Seca salvou 22 mil brasileiros. A proposta da campanha é enfatizar a importância da Lei Seca e promover a mudança sócio-comportamental dos mais variados segmentos da população. O tema, apesar de sério, ganhará uma abordagem descontraída no Fashion Rio: modelos nomeados “guardiões da vida” circularão para realizar testes com bafômetros descartáveis. Na saída, pedirão que os visitantes do evento andem em linha reta a fim de instruí-los se devem voltar para casa dirigindo ou de táxi. Ações como esta devem ser divulgadas e respeitadas. Não acredito em campanhas superficiais, onde as pessoas recebem a informação e só, depois mais nada é feito. A tendência é que o público atingido simplesmente esqueça das orientações passadas. Porém, essa em especial – que trata de um assunto sério e que é muito polêmico- tem tudo para ser um sucesso, além de uma ideia inovadora.