Semana do Trânsito
Um assunto que está em todos os jornais é a I Semana Mundial de Segurança no Trânsito, que acontece de 23 a 29 de abril, em Genebra- Suíça, evento promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O tema deste ano é “O jovem e o trânsito”, o que mostra a preocupação das Nações Unidas em conscientizar essa geração para que haja a redução dos fatores de risco mais comuns que dão lugar a graves lesões, incapacidades e mortes por acidentes de trânsito nas Américas e em todas as regiões do mundo.
Entre os adolescentes brasileiros, os acidentes já são a segunda maior causa de morte, perdendo apenas para os homicídios. Segundo o Ministério da Saúde, essas mortes estão ligadas principalmente ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, à alta velocidade dos veículos e ao não uso do capacete e do cinto de segurança. Até aí, nenhuma novidade. Já é de conhecimento de todos que nossos jovens se acham “imortais” e quando saem de casa esquecem tudo que lhes foi ensinado, se é que foi ensinado (este é um tema para outro post!!!).
O que eu quero mostrar é que eventos como esse da OMS promovem ações nos diversos cantos do país, as autoridades se mexem, a sociedade se inflama, a mídia divulga e as pessoas se unem por um mesmo ideal. É uma pena que isso só acontece uma vez por ano, no máximo duas (não esqueçam da Semana Nacional de Trânsito).
O nosso trabalho é não deixar que essa chama se apague e continuar falando sobre esse tema, de extrema importância, por todos os dias do ano!