Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Semana do Trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/04/2007 às 03h00 Atualizado 02/11/2022 às 20h56
Ouvir: 00:00

calendario.jpgUm assunto que está em todos os jornais é a I Semana Mundial de Segurança no Trânsito, que acontece de 23 a 29 de abril, em Genebra- Suíça, evento promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O tema deste ano é “O jovem e o trânsito”, o que mostra a preocupação das Nações Unidas em conscientizar essa geração para que haja a redução dos fatores de risco mais comuns que dão lugar a graves lesões, incapacidades e mortes por acidentes de trânsito nas Américas e em todas as regiões do mundo.

Entre os adolescentes brasileiros, os acidentes já são a segunda maior causa de morte, perdendo apenas para os homicídios. Segundo o Ministério da Saúde, essas mortes estão ligadas principalmente ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, à alta velocidade dos veículos e ao não uso do capacete e do cinto de segurança. Até aí, nenhuma novidade. Já é de conhecimento de todos que nossos jovens se acham “imortais” e quando saem de casa esquecem tudo que lhes foi ensinado, se é que foi ensinado (este é um tema para outro post!!!).

O que eu quero mostrar é que eventos como esse da OMS promovem ações nos diversos cantos do país, as autoridades se mexem, a sociedade se inflama, a mídia divulga e as pessoas se unem por um mesmo ideal. É uma pena que isso só acontece uma vez por ano, no máximo duas (não esqueçam da Semana Nacional de Trânsito).

O nosso trabalho é não deixar que essa chama se apague e continuar falando sobre esse tema, de extrema importância, por todos os dias do ano!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *