05 de dezembro de 2025

É problema de quem?


Por Celso Mariano Publicado 05/04/2007 às 03h00 Atualizado 02/11/2022 às 20h56
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autocritica-p1Dei uma espiada no blog a que a Mariana Czerwonka fez referência em seu post de ontem. Essas pessoas estão de parabéns: moradores de uma certa rua – chamada Raphael Papa, de uma certa cidade – chamada Curitiba, de um certo país que – sabemos bem, não tem lá muita tradição em reagir efetivamente, positivamente. Pelo menos os cidadãos deste país não têm exercitado muito este lado “opa, isto tem a ver comigo e vou tomar uma atitude”.

Geralmente param na parte do “eu preciso fazer alguma coisa”. Isto é, alguns até pensam e tentam, mas não conseguem efetivar nada. O desânimo chega antes. É mais forte. Na medida em que as comunidades enxerguem seus problemas de trânsito como algo a ser resolvido coletivamente, com a participação de todos, surgirão soluções mais adequadas, exequíveis e aceitáveis.

Adequadas porque, se eles estão vivendo o problema, ninguém melhor que eles para saber se uma determinada solução lhes servirá ou não. Exequíveis porque eles, que de uma forma ou outra se enquadrarão como co-responsáveis, não pedirão coisas impossíveis como carros voadores ou tele-transporte. E, aceitáveis porque, ao participar da busca de soluções, o grau de resistência em adotá-las será quase nulo, já que serão co-autores da ideia.

Parece difícil? Difícil, meu caro leitor, é receber a notícia de que mais uma criança foi atropelada. Difícil é entender nossa passividade ao ver que o trânsito, uma modernidade que deveria somente servir para facilitar nossas vidas, está cumprindo o horroroso papel de promover mais de 100 funerais por dia. Para humanizarmos o trânsito, precisamos do comprometimento do cidadão: o único que realmente tem tudo a ganhar ou a perder com a segurança e a funcionalidade do trânsito. Mas, se você não se reconhece como cidadão… então você não tem mesmo nada a ver com isso.

Celso Mariano

Celso Alves Mariano é engenheiro (UFSM/1988) e especialista multidisciplinar em trânsito (PUCPR/2002), além de radialista profissional (DRTMT/1993). É fundador e sócio-proprietário da Tecnodata Educacional Ltda (1996), onde é Diretor de Conteúdo e de Marketing. É fundador do Instituto Prevenir (2004) e Diretor do Portal do Trânsito (2007). Em 2012 foi Diretor de Educação da SETRAN - Secretaria de Trânsito de Curitiba, período em que integrou a Câmara Técnica Consultiva de Educação do CONTRAN e Coordenou o Projeto Vida no Trânsito de Curitiba. É fundador da Câmara Setorial de Trânsito da Associação Comercial do Paraná e do CONSEG do Bairro Hugo Lange/Curitiba.É consagrado educador, palestrante e consultor em escolas, CFCs, transportadoras, ONGs e nos mais variados tipos de empresas cujos setores de Segurança, CIPA, RH, etc, perceberam a importância dos problemas que vêm do trânsito.Suas opiniões e análises sobre comportamento, cultura, educação, tecnologias, planejamento, gerenciamento e segurança no trânsito fazem parte da pauta de diversos veículos de comunicação, dentre os quais a RPCTV, Rádio BandNews, Rádio CBN, Rádio Justiça FM, Rádio Banda B, Rádio Difusora e Rádio e-Paraná Educativa.Contrate palestras: (41) 3022-0999, com IsaldaConheça o Ebook "Da Reclamação à Ação: Como Cidadãos Podem Impactar o Trânsito Urbano" https://go.hotmart.com/S101645207XContatos: 041 99987-4213 / 3361-1800https://linktr.ee/celsoamarianoLeia meus artigos aqui no Portal do Trânsito e Mobilidade:

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