Notícias

Educação

Maio Amarelo 2021: união da sociedade em busca da segurança no trânsito 

Maio Amarelo 2021: união da sociedade em busca da segurança no trânsito
A sociedade em prol da segurança viária. Foto: Arquivo Tecnodata.

O Maio Amarelo deste ano busca promover a empatia entre condutores e pedestres para despertar a responsabilidade de cada um no trânsito.

Maio Amarelo 2021
A sociedade em prol da segurança viária. Foto: Arquivo Tecnodata.

A campanha Maio Amarelo 2021 tem como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Partindo desse lema, a intenção é ressaltar a importância de humanizar as estatísticas de vítimas de acidentes no trânsito por se tratar de vidas e não apenas de números.

Como no ano passado, as ações do Maio Amarelo serão desenvolvidas basicamente pelas redes sociais e sites, como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus.

“Ainda que remotamente, vamos levar essa mensagem à sociedade. Vamos conscientizar a população sobre a importância do cuidado na direção e cuidado com a vida”, destacou o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro.

Neste ano, a CNT e o SEST SENAT são os apoiadores centrais da ação que tem como idealizador o Observatório Nacional de Segurança Viária.  “A campanha deve se estender por todo o ano, pois é fundamental reduzir os acidentes e o número de vítimas. A CNT, o SEST SENAT e o ITL estão engajados nessa meta de colaborar com a sociedade brasileira para a garantia de um trânsito mais seguro”, destacou o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, durante o lançamento do Maio Amarelo 2021 que aconteceu na última terça-feira (27).

Ações

A campanha pretende incentivar, através das mídias digitais, a utilização das passarelas, faixas elevadas e faixas de pedestres. Assim como alertar os condutores sobre sinalizações e cuidados com os vulneráveis no trânsito (pedestres, motociclistas e ciclistas). Com destaque especial à responsabilidade de todos os atores sociais envolvidos.

Segundo os organizadores, um dos objetivos é mostrar a importância da união de forças de toda a sociedade para a causa.

Afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos estarão em risco.

“São valores e palavras de muito peso. E que trazem para o condutor e para o pedestre essa importância de terem atitudes responsáveis para com o outro”, destacou o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro.


Leia também:

Denatran quer sugestões para melhorias no processo de formação de condutores. Participe! 

Como participar

As peças publicitárias da campanha Maio Amarelo 2021 foram disponibilizadas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Todos que irão apoiar e trabalhar a conscientização para um trânsito seguro, durante o mês de maio, terão acesso aos materiais.

Elas estão disponíveis em formatos diversos, como banners, outdoors, faixas e posts para redes sociais. Qualquer empresa, entidade ou órgão público poderá inserir sua logomarca nas peças e utilizá-las gratuitamente.

Clique aqui para ter acesso ao material.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo nasceu em 2014 com a intenção de chamar a atenção e gerar debate e medidas efetivas para reduzir os acidentes de trânsito. Através da mobilização da sociedade, o movimento busca envolver os órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada em torno de ações em prol da segurança viária.

Apoio do Portal do Trânsito

Desde o início, o Portal do Trânsito aderiu ao movimento Maio Amarelo. Com apoio e divulgação das ideia e seus objetivos principais, a intenção é unir esforços. Em 2021 não poderia ser diferente.

“Todas as ações no sentido de buscar a redução dos índices de mortalidade do trânsito brasileiro, como é o Maio Amarelo, são bem vindas e merecem o apoio de toda a sociedade”, explica Celso Alves Mariano, diretor do Portal do Trânsito.


Artigos Recomendados Para Você

4 Comentários

  1. Maio Amarelo: quase 19% das mortes no trânsito brasileiro são de pedestres - Portal do Trânsito

    […] dos objetivos do Maio Amarelo 2021, que tem como tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, é incentivar, […]

  2. Maio Amarelo: quase 19% das mortes no trânsito brasileiro são de pedestres | Raul

    […] dos objetivos do Maio Amarelo 2021, que tem como tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, é incentivar, […]

  3. MAX Despachante » Maio Amarelo: quase 19% das mortes no trânsito brasileiro são de pedestres

    […] dos objetivos do Maio Amarelo 2021, que tem como tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, é […]

  4. Despachante Novo Mundo » Maio Amarelo: quase 19% das mortes no trânsito brasileiro são de pedestres

    […] dos objetivos do Maio Amarelo 2021, que tem como tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, é incentivar, […]

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']