Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

O que é motor de arranque? 

Confira este conteúdo especial e esclareça suas dúvidas sobre o motor de arranque e o que fazer quando ele não funciona


Por Accio Comunicação Publicado 08/05/2024 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Motor de carro
Foto: Freepik.

O motor de arranque, conhecido também como motor de partida, têm a função de iniciar o processo de movimentação dos pistões do motor do carro. Com isso, o sistema inicia o processo de combustão interna.  

A entrada de ar, somada a entrada de combustível e a faísca criada pelas velas de ignição, cria a movimentação dos pistões, que por sua vez, gera o torque para movimentar todo sistema de correias. Essa energia é transmitida para as rodas e, por consequência, faz o carro se deslocar.  

De acordo com Wilson Parisotto, professor e coordenador de Engenharia Mecânica e Produção da UniBrasil, para dar início a esse movimento é utilizado um motor elétrico (similar a uma bateria).  

“No início da história dos primeiros veículos, a partida do motor a combustão era feita por manivela (força manual humana). O que nos leva a entender a importância em termos de segurança e conforto com o uso de um motor de partida”, detalha.  

Quais os principais problemas do motor de arranque? 

De acordo com o professor, uma das principais ações que causam danos ao motor de arranque é o seu uso excessivo. Utilizar esse recurso sem intervalos adequados para resfriamento pode superaquecer o motor, o que pode gerar outros problemas ao sistema.  

Além disso, componentes internos do motor de arranque (como escovas, engrenagens e rolamentos, por exemplo) podem sofrer desgastes ao longo do tempo.  

Outra questão os problemas elétricos.

“Curto-circuito, falhas de fiação ou problemas com a bateria do veículo podem sobrecarregar o ele, danificando seus componentes elétricos”, destaca Parisotto. 

O motor de arranque pode sofrer corrosão? 

Sim. Caso água ou sujeira entrem em contato com o sistema, isso pode danificar o sistema do motor.   

Segundo o professor, ao expor o motora esses elementos oxidantes, as chances de corrosão aumentam. Se isso acontecer, os componentes mecânicos poderão não funcionar corretamente. Além disso, com a corrosão, o solenoide (que é responsável por transmitir a corrente elétrica para o motor de arranque), pode deixar de receber energia suficiente.  

“Se o motor de arranque for instalado de forma inadequada, isso pode causar tensão indevida nos componentes internos, levando a danos”, alerta Parisotto.  

O que acontece quando o motor de arranque não funciona?  

Foto com alguem mexendo no motor do carro.
Foto: Freepik.

Segundo o professor Parisotto, quando o motor deixa de funcionar, o automóvel fica impossibilitado de dar a partida. 

Quando o condutor deve verificar o motor de arranque?  

Caso seu automóvel apresente sintomas como o acionamento lento do motor de arranque, esse pode ser um sinal de que há errado. De acordo com o professor, se esse for o caso, observe a carga de bateria.  

Por fim, outros sinais para identificar se o motor está ruim são:  

  • Barulhos ou ruídos estranhos ao acionar o motor de partida; 
  • Acionar o motor, mas sem conseguir dar partida no motor a combustão. 

E você, sabia desses detalhes sobre o motor de arranque? Conte para nós nos comentários!  

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *