Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024

Aula teórica remota no CFC: como aproveitar melhor o curso e passar na prova do Detran

O Portal do Trânsito traz algumas dicas para o aluno ter um bom rendimento com as aulas remotas no curso de formação de condutores.


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/06/2023 às 08h15 Atualizado 23/06/2023 às 14h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Aula remota passar Detran
As aulas remotas permitem que o candidato estude do conforto de casa. Foto: Divulgação Detran/MS

Em abril de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) liberou a realização das aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto. O objetivo foi permitir a continuidade das aulas e o funcionamento dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) durante a pandemia da Covid-19. Durante esse tempo, tanto instrutores de trânsito como candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tiveram possibilidade de se adaptar ao formato. Além disso, de aproveitar melhor a aula teórica remota com o objetivo de passar na prova do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Como todo processo de ensino aprendizagem, a possibilidade de estudar em casa para tirar a CNH traz uma série de vantagens desde que seja aproveitada da melhor maneira possível. Para isso, o aluno além de procurar instituições sérias e comprometidas com a educação de trânsito. Assim como, precisa se mostrar empenhado em aprender e aproveitar cada minuto da aula para que possa se tornar, além de um bom motorista, um bom cidadão.   

Conforme Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, um erro comum do candidato é encarar essa importante fase como um obstáculo para se obter a CNH. Além disso, não dar a devida importância.

“Aprende-se a dirigir apenas uma vez, mas o conhecimento servirá para toda a vida. Por isso, o aluno deve aproveitar para fazer bem-feito”, garante.

Para auxiliar nessa etapa, o Portal do Trânsito reuniu algumas dicas para o aluno ter um bom rendimento com as aulas remotas no curso de formação de condutores.

Preparar um local de estudos em casa

O primeiro passo para acompanhar as aulas remotas no curso de formação de condutores, assim como em qualquer outro, é separar um local na casa para estudar. Seja um quarto ou um cantinho em algum cômodo, é importante arrumar uma mesa e uma cadeira para deixar o computador, apostila, blocos de anotações, canetas e outros materiais.

Estudar num ambiente confortável e organizado propicia um melhor aproveitamento desse momento.

Fazer um plano de estudos

Uma dica para auxiliar a rotina de aprendizagem é organizar um plano de estudos. O candidato pode fazer uma planilha para anotar em que dias e horários terá aulas. Além disso, separar os momentos destinados para estudo das disciplinas ministradas no curso teórico. Uma forma de estudar é fazer leituras de temas específicos relacionados ao trânsito e também resolver questões de simulados de provas.

Outra orientação é escolher os horários de estudo conforme o momento do dia em que houver maior disposição. Algumas pessoas têm mais facilidade de estudar de manhã, outras à noite. O importante é o aluno separar um momento do dia para reforçar o que viu durante as aulas teóricas remotas.

Dúvidas nas aulas remotas? Sempre pergunte ao instrutor

Por mais que exista o computador entre o aluno e o professor, nesse caso, o instrutor de trânsito, o candidato não deve deixar passar se ficar com dúvidas sobre algum tema.

No caso das aulas remotas, que acontecem ao vivo, é possível pedir o esclarecimento no momento da explicação. No entanto, se esse momento passar, é possível procurar os canais de contato na plataforma de ensino e apresentar suas dificuldades o quanto antes. Dessa forma, o professor poderá auxiliar.

Usar a tecnologia como aliada

As aulas remotas permitem que o candidato estude no conforto da sua casa. Ou seja, que não gaste tempo nem dinheiro se deslocando até um CFC. Por isso, é importante enxergar a tecnologia como uma aliada para os estudos.

Um conselho importante, nesse caso, é investir em uma internet de qualidade para acessar as aulas ao vivo e carregar vídeos com tranquilidade.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *