Praça de pedágio de Venâncio Aires passa por modernização e adota sistema de cobrança mais rápido
A Rota de Santa Maria, concessionária responsável pela RSC-287, anunciou a conclusão das obras de modernização da praça de pedágio de Venâncio Aires. O projeto, que começou em 2022, incluiu melhorias na estrutura e, principalmente, a atualização do sistema de cobrança.
Segundo o gerente de Operações da Rota de Santa Maria, Ricardo Abreu, o sistema de cobrança passou por uma modernização tecnológica, que mudou os equipamentos de pista e o processamento de dados. Com isso, o sistema atual possui uma interface mais intuitiva para o arrecadador, o que possibilita um atendimento mais ágil nas praças de pedágio.
Além disso, as pistas automáticas estão operando com um sistema de consulta mais rápido, o que permite que os veículos cadastrados tenham o acesso liberado em instantes. Abreu também destaca a mudança na distribuição dos tipos de pistas da praça de pedágio. Após a reforma, estão operando, por sentido, uma pista automática e mais uma pista mista – que pode atender de maneira automática ou manual, conforme indicado no painel de pista. Além disso, há mais três pistas manuais por sentido, sendo 2 reversíveis.
A praça de pedágio de Venâncio Aires é a que tem o maior tráfego entre as cinco existentes na RSC-287, com uma média de 13 mil veículos por dia, de acordo com a Rota de Santa Maria. Para garantir a segurança dos usuários, a concessionária disponibiliza ao longo da rodovia quatro ambulâncias básicas e médico regulador 24 horas, além de um Centro de Controle Operacional (CCO) que faz a gestão e estratégia de todos os atendimentos realizados na rodovia. Há também dois guinchos leves, dois guinchos pesados, um caminhão munck, um caminhão pipa, três viaturas de inspeção e dois reboques para apreensão de animais, além de veículos de gestão que ficam 24 horas por dia de prontidão.
A reforma da praça de pedágio de Candelária também está em andamento e deve ser concluída até meados de abril.