Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Detran abre 1,5 mil vagas para o segundo mutirão do exame prático na Capital

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abre na próxima sexta-feira (27) o agendamento para o segundo mutirão do exame prático.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 26/10/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00
Mutirão exame prático
Ao todo o Detran irá disponibilizar 1.520 vagas para exame prático durante o mutirão. Foto: Rachid Waqued/ Detran-MS

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abre na próxima sexta-feira (27) o agendamento para o segundo mutirão do exame prático. Ele será realizado nos dias 30, 31 e 1° de novembro em Campo Grande. 

Ao todo serão o órgão ofertará 1.520 vagas para exame prático. Sendo, 1.150 para categoria B, 300 para A, 10 para C, 30 para D e 30 na categoria E. 

O objetivo da força tarefa é para oportunizar que os alunos com processos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) iniciados entre 2019 e 2022, possam fazer o exame prático antes de expirar o prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 31 de dezembro de 2023.

No primeiro mutirão aconteceu a abertura de 865 vagas, sendo 400 no primeiro dia, bem como 465 no segundo dia. Nesse sentido, houve o preenchimento de 90% das vagas. 

Outra medida adotada pelo Detran-MS para suprir a demanda represada da pandemia, é a realização de exames práticos também aos sábados. Desde junho, por exemplo, o Detran tem disponibilizado uma média de 200 vagas para os CFCs (Centros de Formação de Condutores). 

No último sábado (21), por exemplo, houve a oferta de 200 vagas de agendamento, e ampliado em mais 40 os exames na categoria “B”, totalizando 240. Para o próximo sábado, (28), a previsão é de liberar mais 240 vagas para exames na categoria B. Ou seja, nesse caso, a liberação dos agendamentos ocorreu na quarta-feira (25).  

Na Capital realiza-se exames todos os dias, e em média se disponibiliza entre 150 a 200 vagas, a depender da banca examinadora.

“Nas semanas que não houver  deslocamento da banca examinadora para o interior, o quantitativo de vagas será ampliado para oportunizar o atendimento aos alunos que deixaram para realizar o exame prático perto do prazo final. Da mesma forma, em alguns municípios do interior com maior demanda, o exame prático será estendido para o sábado”, afirma Luiz Fernando Ferreira, diretor de habilitação.

As informações são de Mireli Obando, do Detran-MS

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *