Afinal, por que tantos motoristas viram o “Sr. Wheeler” quando estão atrás do volante?
O personagem do desenho Pateta, Sr. Wheeler (ou melhor, o Senhor do Volante), se tornou o melhor exemplo do que não fazer no trânsito!
Lançado em 1950, o curta-metragem “Motor Mania” retrata a rotina do tranquilo Sr. Walker, como um bom cidadão, educado e gentil. Entretanto, ao entrar no veículo, o Sr. Walker se transforma no Sr. Wheeler, apresentando uma personalidade violenta e agressiva no trânsito.
Para ser mais claro, ao entrar no carro, o personagem pateta se considera o dono da rua. Ele se aproveita disso para ofender os pedestres, buzinar e gritar para outros motoristas.
Esse comportamento ainda continua sendo um hábito comum no trânsito e, na grande maioria, é motivo para provocar infrações e possíveis acidentes. Isso acontece porque alguns motoristas veem no trânsito um local para extravasar frustrações, testar limites e até mesmo acelerar para tentar “ganhar tempo”.

Comportamentos violentos no trânsito
Um motorista agressivo, em geral, possui uma personalidade impulsiva. Assim que entra no veículo, costuma adotar uma série de comportamentos e ações violentas.
Isso porque, o veículo por vezes é enxergado como uma espécie de armadura, que permite a este condutor ser mais agressivo na condução do veículo.
No entanto, a presença de fatores externos como a de engarrafamentos, a falta de lugar para estacionar e as infrações que outros motoristas cometem podem potencializar o estresse e comportamentos violentos no trânsito.
A agressividade no trânsito, também chamada de direção ofensiva, é um problema que está diretamente relacionado à segurança no trânsito. Assim, pessoas que se tornam agressivas ao volante são mais propensas a causar acidentes de trânsito e a perder o controle em situações de confronto, colocando a vida de outros motoristas, pedestres e ciclistas em risco.
O Senhor do Volante
Não é à toa, que o desenho animado se tornou uma das grandes referências por autoescolas e campanhas de conscientização no mundo. Além disso, o curta mostra algumas ações do personagem que podem servir de lição para motoristas que costumam perder o controle facilmente no trânsito.
Exemplo disso, é a violência que o personagem Pateta expressa ao dirigir. Ou seja, ao desrespeitar as regras de trânsito, o mesmo está colocando em risco a segurança e a integridade física de motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres.
Entre as principais causas das violências ou de imprudências no trânsito, estão o uso de celular ao dirigir, excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e a falta de uso de cinto de segurança.

Para diminuir o risco de acidentes e mortes no trânsito, é importante que todos os usuários das vias públicas tomem consciência e respeitem as leis de trânsito. Adotar boas práticas para aumentar a segurança no trânsito é proteger a si mesmo e a todos que utilizam as vias para se deslocar.