Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de fevereiro de 2024

Afinal, por que tantos motoristas viram o “Sr. Wheeler” quando estão atrás do volante? 

O personagem do desenho Pateta, Sr. Wheeler (ou melhor, o Senhor do Volante), se tornou o melhor exemplo do que não fazer no trânsito!


Por Accio Comunicação Publicado 15/01/2024 às 15h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Lançado em 1950, o curta-metragem “Motor Mania” retrata a rotina do tranquilo Sr. Walker, como um bom cidadão, educado e gentil. Entretanto, ao entrar no veículo, o Sr. Walker se transforma no Sr. Wheeler, apresentando uma personalidade violenta e agressiva no trânsito.

Para ser mais claro, ao entrar no carro, o personagem pateta se considera o dono da rua. Ele se aproveita disso para ofender os pedestres, buzinar e gritar para outros motoristas.

Esse comportamento ainda continua sendo um hábito comum no trânsito e, na grande maioria, é motivo para provocar infrações e possíveis acidentes. Isso acontece porque alguns motoristas veem no trânsito um local para extravasar frustrações, testar limites e até mesmo acelerar para tentar “ganhar tempo”.

jovem-sentado-no-carro-muito-chateado-e-estressado-apos-falha-grave-e-movendo-se-no-engarrafamento
Foto: Freepik

Comportamentos violentos no trânsito 

Um motorista agressivo, em geral, possui uma personalidade impulsiva. Assim que entra no veículo, costuma adotar uma série de comportamentos e ações violentas.

Isso porque, o veículo por vezes é enxergado como uma espécie de armadura, que permite a este condutor ser mais agressivo na condução do veículo.

No entanto, a presença de fatores externos como a de engarrafamentos, a falta de lugar para estacionar e as infrações que outros motoristas cometem podem potencializar o estresse e comportamentos violentos no trânsito.

A agressividade no trânsito, também chamada de direção ofensiva, é um problema que está diretamente relacionado à segurança no trânsito. Assim, pessoas que se tornam agressivas ao volante são mais propensas a causar acidentes de trânsito e a perder o controle em situações de confronto, colocando a vida de outros motoristas, pedestres e ciclistas em risco.

O Senhor do Volante 

Não é à toa, que o desenho animado se tornou uma das grandes referências por autoescolas e campanhas de conscientização no mundo. Além disso, o curta mostra algumas ações do personagem que podem servir de lição para motoristas que costumam perder o controle facilmente no trânsito.

Exemplo disso, é a violência que o personagem Pateta expressa ao dirigir. Ou seja, ao desrespeitar as regras de trânsito, o mesmo está colocando em risco a segurança e a integridade física de motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres.

Entre as principais causas das violências ou de imprudências no trânsito, estão o uso de celular ao dirigir, excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e a falta de uso de cinto de segurança.

jovem-empresaria-se-sentindo-irritada-ao-dirigir-um-carro-e-ficar-presa-em-um-engarrafamento-a-vista-e-atraves-do-vidro
Foto: Freepik

Para diminuir o risco de acidentes e mortes no trânsito, é importante que todos os usuários das vias públicas tomem consciência e respeitem as leis de trânsito. Adotar boas práticas para aumentar a segurança no trânsito é proteger a si mesmo e a todos que utilizam as vias para se deslocar.

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *