Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Dia do Motorista é celebrado com avanços em políticas públicas para um trânsito mais seguro

Hoje, 25 de julho, comemora-se o Dia do Motorista com modernização e capacitação para um trânsito mais seguro.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 25/07/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Dia do Motorista
Dia 25 de julho se comemora o Dia do Motorista. Foto: Divulgação Detran/BA.

Hoje, dia 25 de julho, é celebrado o Dia do Motorista. Na Bahia, mais de 2,6 milhões de pessoas estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa. E para que esse amplo universo circule dentro da lei, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA) tem disponibilizado avanços referentes à oferta de serviços, no preparo desses condutores e na reciclagem dos que atuam profissionalmente no trânsito. 

Nos últimos anos, o departamento tem investido em modernização dos serviços para quem busca a primeira habilitação e o processo de renovação da CNH. É possível realizar os serviços totalmente de forma digital, através do portal de serviços do Detran e SAC Digital. O processo para a realização da prova teórica é informatizado, utilizando recursos tecnológicos que envolvem o reconhecimento facial e o resultado instantâneo e digital. 

Além disso, o órgão ampliou o quantitativo de avaliadores dos exames práticos. Também se realiza o agendamento das provas através da internet, pelo portal do departamento. Para trazer mais segurança ao processo e comodidade aos futuros motoristas, o sistema segue as mesmas características das provas teóricas – com reconhecimento facial e resultados no formato digital. Na infraestrutura, uma nova pista de avaliação, dotada de mais espaço e conforto para o cidadão, está em processo final de construção, em Salvador. 

Conforme o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, o Governo do Estado tem investido em modernização e capacitação para um trânsito mais seguro.

“Primeiro queria parabenizar a todos os motoristas por essa data representativa. Depois, dizer que nosso esforço está direcionado para fazer do trânsito um ambiente cada vez mais seguro e com menos vítimas e sinistros. Investir em educação é a política pública mais eficiente para melhorar esses números. Aliado ao avanço tecnológico, nós temos buscado todas as ferramentas para inserir a sociedade nesse objetivo global que é a segurança no trânsito”, enfatizou. 

Educação e capacitação

Seja em parceria com as autoescolas, outros órgãos e instituições, através de cursos, seminários e workshops, o Detran/BA tem realizado uma série de atividades envolvendo instrutores dos CFC’s (Centros de Formação de Condutores), motoristas profissionais de transportes coletivos, moto taxistas, ciclistas, entre outros agentes envolvidos no trânsito para orientar assim como formar multiplicadores das boas práticas.

Campanhas educativas acontecem em todas as regiões do estado, em busca de resultados cada vez melhores. Uma dessas ações, por exemplo, é o Maio Amarelo. Mês voltado para a execução de diversas atividades e propostas em implementação durante o ano. A Semana Nacional de Trânsito, realizada no mês de setembro, também propõe metas e incentiva um trânsito cada vez mais responsável e seguro.

As informações são do Detran/BA

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *